2018
out
04
Geral

Zootecnia promove a II Semana da piscicultura

Comunicação Católica do Tocantins – Marielen Wieczorek Frantz

Nos dias 25,26,27 e 29 de setembro aconteceu a II Semana da piscicultura do curso Zootecnia da Católica do Tocantins juntamente com o grupo de pesquisa e estudo em aquicultura e pesca (GPEAP), atlética 18@ e Centro Acadêmico de Zootecnia, na unidade II.

O evento teve apoio do Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Agrofish, Aquabel, Agronorte, Hidrobios, Pescados Piracema, Aquicultura Fazenda São Paulo e Casa do Piscicultor.

No dia 26 de setembro, contou com as palestras “Inovação e Pesquisa na piscicultura”, ministrada pelo Mestre em Aquicultura e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa pesca e Aquicultura, Eric Arthur Routledge, “Produção de Tilápias – Inovação e Tecnologia”, ministrada pelo Médico Veterinário e especialista em gestão empresarial pela UFV-SP, Mário Mesquita, “Caso de sucesso no Tocantins – Piscicultura e Sustentabilidade”, ministrada pelo membro do comitê de piscicultura e do comitê de bacias do Manoel Alves, Valtei Valadares, finalizando o dia com a degustação de pescados.

No dia 27 de setembro, as palestras foram sobre o “Melhoramento Genético na Piscicultura”, ministrada pela pesquisadora doutora Luciana Shiotsuki e “Egressos de Zootecnia da Católica do Tocantins na Piscicultura: Caminhos de oportunidades”, ministrado pelos egressos Pollyana Araújo, formada em 2018/1 e é bolsista DTI do CNPq na Embrapa Pesca e Aquicultura e o egresso Aurisan da Silva Barroso, formando em 2014/2.

Para Kėtuly da Silva Ataides, 8º Período de Zootecnia e Presidente do Centro Acadêmico, diz que “nós estamos à frente da organização do evento desde a sua primeira edição, a importância deste evento para os acadêmicos é imensurável, pois o Tocantins tem um potencial muito grande para o desenvolvimento da piscicultura e precisamos de profissionais para suprir a necessidade de mão de obra. Este evento, mesmo que organizado pelo curso de Zootecnia, tem como público também os acadêmicos dos cursos de medicina veterinária e agronomia. Vale ressaltar que, sempre convidamos empresas da área, pesquisadores e pessoas que atuam no mercado diretamente com a piscicultura no estado, então é uma possibilidade para o acadêmico ter acesso a estas pessoas, assim podem começar a criar contato e quem sabe conhecer um possível empregador”, comenta.

Professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, comenta que “ a semana da Piscicultura acontece para despertar interesse da piscicultura nos acadêmicos, fazendo com que conheçam novas atividades, os potenciais, a empregabilidade e conhecer que existe este tipo de nicho dentro do Estado do Tocantins. A Faculdade Católica se empenha em buscar novas tecnologias da piscicultura e passar este conhecimento para os alunos, e temos como parceiros do evento a Embrapa Pesca e Cultura no Estado, onde grande parte dos bolsistas da Embrapa são alunos da Faculdade Católica, e esse é o momento de buscarmos isso, uma interação para cada vez maior entre os alunos das agrárias, principalmente da Zootecnia, para que assim possam enxergar mais este mercado da piscicultura e se profissionalizarem nele porque vai ter necessidade de mão de obra qualificada”, finaliza.

A II semana teve o seu encerramento no dia 29 de setembro, com o dia de Campo: Piscicultura e lazer, no Pesque e Pague Hidrobios.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos