set

UniCatólica sedia V Encontro de Ecoteologia da REPAM/Brasil

Nos dias 5 e 6 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) sediou o V Encontro de Ecoteologia. O evento, promovido pela Rede Eclesial Pan-Amazônica-REPAM/Brasil em parceria com a Arquidiocese de Palmas, o Grupo UBEC (União Brasileira de Educação Católica), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal para a Amazônia e a CNBB – Região Norte 3, reuniu teólogos, representantes da sociedade civil, pesquisadores, professores, bispos, padres, leigos, quilombolas e ribeirinhos dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas e Mato Grosso, além de representantes dos povos indígenas Krahô e Karajá-Xambioá, em um debate sobre questões ecológicas e teológicas.

O encontro teve como foco o Cerrado-Amazônico, abordando as dificuldades enfrentadas e expectativas. O objetivo foi promover a escuta e o diálogo sobre temas como ecoteologia, história, geografia (território) e cosmovisões, além de destacar os desafios ecológicos enfrentados no bioma e as lutas travadas na região. Questões como ecopolítica e ecoprofecia também foram debatidas. A programação incluiu oficinas práticas intituladas “Experiências/Vivências”, que promoveram reflexões sobre espiritualidade teológica, profecia e política sob uma perspectiva cristã.

A colaboradora do setor de Projetos Socioambientais da REPAM/ Brasil, Arlete Gomes,  afirma que a realização da quinta edição do evento em Palmas, no Bioma Cerrado, foi fundamental para reconhecer a importância do cerrado brasileiro para o equilíbrio do ecossistema, especialmente no que se refere às águas e rios. Além disso, o evento proporcionou uma reflexão comunitária sobre os desafios enfrentados pelo bioma, incentivando o desenvolvimento de dinâmicas formativas que orientem as ações pastorais e ajudem a definir prioridades e questões inegociáveis relacionadas à preservação do bioma.

“Poder, nesses dias, olhar as dores, escutar os movimentos, escutar o povo que está na pastoral, escutar os povos originários indígenas que estão presentes, foi uma estratégia da gente redesenhar, poder renovar também as nossas metodologias de formação e entender o quanto é importante o debate da ecoteologia, a luz da Laudato Si, dos encontros pós-sinodais da “Querida Amazônia” e outros documentos que nos inspira a caminhar enquanto rede eclesial Pan-Amazônica comprometidos com a luta do povo e seus territórios.”

A Pró-Reitora Acadêmica do UniCatólica, Ma. Mariana Lacerda ressaltou a importância da instituição sediar o encontro, destacando que o evento reforçou o comprometimento do UniCatólica com a sustentabilidade e Direitos Humanos, temas centrais do evento. Ela, também, enfatizou a presença dessas questões nos projetos extensionistas e na proposta acadêmica oferecida pelo Centro Universitário. “Apoiar o evento oportunizou ao UniCatólica participar de importantes reflexões, ao longo dos dois dias, que comungam com a identidade institucional, mobilizando a comunidade educativa e recebendo atores da comunidade externa de relevante atuação e representatividade para o tema do V Encontro da REPAM”.

O Capelão e Supervisor de Pastoralidade do UniCatólica, Padre Márcio Ferdinando ressalta que o encontro aconteceu em um momento muito oportuno, especialmente considerando o recente cenário de queimadas no Brasil. “Refletimos sobre a necessidade de um agir consciente que integre todas as dimensões da vida e da criação. A teologia nos mostra que pensar ecologia é pensar no cuidado pela criação, uma responsabilidade fundamental para todos nós.”

Pe. Márcio Ferdinando, Capelão e Supervisor de Pastoralidade, e a Pró-Reitora Acadêmica do UniCatólica, Ma. Mariana Lacerda, recebem equipe da REPAM.

Como instituição de ensino superior, o UniCatólica, ao receber o encontro e colaborar na sua construção, teve uma oportunidade concreta de colocar o saber a serviço da comunidade e da Igreja. “Essa vocação de responsabilidade social está no DNA do Grupo UBEC, cuja política de compromisso integral avança em projetos com foco no cuidado com a Casa Comum. Nosso propósito é promover a ecologia integral e reforçar o compromisso com a proteção do meio ambiente como parte essencial do cuidado com a vida e com o próximo”, afirmou o capelão.

O arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, destacou dois pontos fundamentais na parceria entre a REPAM e o UniCatólica durante o evento. O primeiro elemento é a importância dessa colaboração, ressaltando que as instituições de ensino superior, especialmente as localizadas na Amazônia Legal, têm a missão de apoiar as igrejas locais em seu discernimento e proposições pastorais. “É bom para a universidade, que faz um trabalho também fora da sala de aula e do currículo específico, e também é bom para a comunidade, que é beneficiada.”

Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e Bispo Dom Lúcio Nicoletto estiveram presentes no evento.

O segundo ponto foi a relevância do tema da ecoteologia, que apesar de pouco estudado, se torna cada vez mais urgente em face da crise climática. O arcebispo frisou o impacto das mudanças climáticas no dia a dia das pessoas e enfatizou a importância de popularizar esse debate. “Tudo o que acontece nesse mundo é parte do componente chamado natureza. Natureza é sol, é chuva, é estrela, é queimada, é fumaça, é enchente, é raio, é seca. E nós estamos percebendo que há uma incidência muito forte na vida da gente. O mundo está passando por muitas mudanças climáticas”, compartilhou.

Publicado por Lorenna Costa

26 setembro 2024
UniCatólica recebe visita do Superior Geral dos Estigmatinos
25 setembro 2024