maio

UniCatólica realiza o II Fórum de Estudantes

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu no último sábado (25), o II Fórum de Estudantes na Unidade I da Instituição. O evento foi inspirado pelo tema “Na educação habita a semente da esperança” (Papa Francisco), com base na passagem bíblica de Mateus 13,8: “A semente caiu em terra boa e deu frutos.”

A programação iniciou com um devocional, seguido por uma apresentação cultural. A Reitora do UniCatólica, Dra. Andrea Borim, deu as boas-vindas aos acadêmicos, oficializando a abertura do fórum. O evento contou com a presença do egresso do curso de Zootecnia, Cleyton de Souza Batista, mestre em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Norte e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia nos Trópicos da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Parauapebas. Na ocasião, o egresso compartilhou sua experiência acadêmica com os estudantes presentes.

Acadêmicos e Pastoralidade se reuniram para debater pautas estudantis.

O coordenador de Pastoralidade, Padre Márcio Ferdinando, destacou os objetivos do encontro: promover a escuta ativa dos estudantes, dinamizar a interação entre eles e favorecer a formação de grupos de interesse. Além disso, o fórum visou eleger três delegados e suplentes para o Fórum Nacional de estudantes do grupo UBEC, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro em Brasília-DF. Durante o evento, a comunidade acadêmica debateu temas relevantes como o protagonismo juvenil, a construção de pontes e diálogos para uma amizade social, e os compromissos necessários para a construção de um mundo melhor. A programação incluiu dinâmicas em grupo e rodas de conversa, fomentando um ambiente de interação e aprendizado.

“Foi uma bela manhã de encontro e construção coletiva. Como educadores UBEC, acreditamos no protagonismo dos jovens. Os estudantes participaram ativamente das discussões, compartilhando suas experiências e perspectivas. Houve uma troca enriquecedora de ideias, que não só dinamizou a interação entre os participantes, mas também fortaleceu os laços entre eles.”, compartilhou Padre Márcio Ferdinando, coordenador de Pastoralidade.

O II Fórum de Estudantes reafirmou o compromisso do UniCatólica com a formação integral de seus acadêmicos, incentivando a participação ativa e a busca por um futuro mais promissor. “O fórum foi um sucesso e reforçou a importância de eventos como esse, que promovem o protagonismo juvenil e a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa”, destacou o educador.

Representatividade estudantil

O acadêmico Kauê Silva Alves, do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo, foi um dos estudantes eleitos para representar a instituição na capital federal. “A existência desses fóruns dá voz a essas pessoas, que são a razão e a fundamentação da instituição. Achei muito legal que o UniCatólica propôs essa ideia e que houve esse momento para que os estudantes pudessem debater e conversar sobre o futuro da instituição e dos jovens no mundo”, enfatizou. O estudante afirmou estar animado por poder representar a Unidade de Missão do seu estado em um local onde estarão reunidas outras instituições de várias regiões do país. Além disso, destacou que estar em contato com a liderança presente no evento é uma oportunidade única. “Poder levar o protagonismo juvenil da minha cidade para esses locais é gratificante”, compartilhou o acadêmico.

A estudante Joyce Pacheco, do quinto período do curso de Psicologia, também fará parte da delegação que estará em Brasília no mês de setembro. “O Fórum foi esse momento para nós. Fomos estimulados a pensar sobre as demandas da nossa geração e caminhos de melhoria para ela. Com isso, pudemos perceber que temos, sim, diferenças, mas objetivos comuns e que, quanto mais afinados estivermos, considerando que há algo além das nossas opiniões, mais a nossa comunidade ganhará. E esse, no fim, é o nosso objetivo”, compartilhou a estudante.

“Fiquei imensamente grata por, além de ter participado desse momento, ter sido escolhida pelos acadêmicos para representá-los em Brasília no Fórum Nacional de Estudantes da UBEC. Estou feliz e ciente da minha responsabilidade, pois não estarei levando um pensamento particular meu, mas o consenso dos universitários da Unidade de Missão em Palmas, sintetizando o sentimento que é ter a oportunidade que estamos tendo, bem como ideias do que podemos aprimorar, como estudantes e instituição. Será uma grande honra!”, afirmou a acadêmica entusiasmada.

Os acadêmicos Pedro Henrique Cardoso de Carvalho, Joyce Pacheco e Kauê Silva Alves irão representar o UniCatólica no Fórum Nacional em setembro.

O acadêmico Pedro Henrique Cardoso de Carvalho, do segundo período de Ciências Contábeis destacou a sua experiência no evento. “O que eu mais gostei no fórum foram alguns critérios que foram levantados, como ouvir e compreender a fala do estudante. Assim como as gincanas que aconteceram, que além de ter cunho esportivo, despertam no estudante uma forma de saber e compreender coisas novas sobre enturmação. Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, o que contribuiu para o meu aprendizado como pessoa e como acadêmico. O que mais se destacou para mim, foi a parte espiritual, que não deixou a desejar em momento algum e complementou o fórum.”

O estudante também mencionou que a visita a Brasília, além de representar o Tocantins em pautas estudantis, será uma oportunidade para impulsionar sua carreira profissional e participar de um intercâmbio cultural. “Será muito importante para o meu crescimento, de uma forma ímpar”, destacou Pedro Henrique.

Publicado por Lorenna Costa

Curso de Zootecnia realiza 2ª edição do Pet Day
19 junho 2024
Psicologia promove palestra sobre infodemia e fake news