2024
dez
05
Evento

UniCatólica Realiza Ação Global em Taquari

Com o objetivo de promover igualdade, cidadania e direitos fundamentais, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em parceria com o Centro Pastoral Santa Dulce dos Pobres e a Defensoria Pública da União (DPU), realizou no último dia  23, a Ação Global, evento que integrou a Semana de Mobilização da Consciência Negra e a Semana de Direitos Humanos.

A programação aconteceu no Centro Pastoral Santa Dulce dos Pobres, em Taquari, das 9h às 12h e ofereceu à comunidade diversos serviços gratuitos e orientações em áreas como saúde, assistência jurídica, bem-estar psicológico e cuidados com animais. Dentre os serviços disponibilizados, destacaram-se:

  • Dinâmicas de Grupo/Psicologia: Apoio emocional e orientações voltadas ao desenvolvimento pessoal.
  • Medição de Pressão, Diabetes e Teste de DST/Enfermagem: Cuidados preventivos de saúde.
  • Consulta Jurídica (NPJ): Orientação jurídica sobre direitos humanos e questões sociais.
  • Orientações sobre Pets (MedVet): Informações sobre prevenção de doenças e bem-estar animal.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Pieroni, a ação causou impacto positivo na comunidade. “Conseguimos levar para a comunidade o conhecimento que temos na instituição e ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde, tanto física quanto psicológica. Também oferecemos apoio jurídico e cuidados com animais”, declarou.

Moradores da região também valorizaram a iniciativa. Antônia Borba Damasceno, que participou dos atendimentos de saúde, comentou: “Muito bom! Aferi minha pressão e fui bem atendida.” Lucilene Carlos, técnica de laboratório, também elogiou: “Foi maravilhoso! Continuem assim”.

A estudante de Medicina Veterinária, Gabriela Benedetti, destacou a relevância do evento: “Acredito que seja um projeto de extrema importância porque ajuda a conscientizar a população sobre problemas como a leishmaniose e a raiva, doenças graves que muitas vezes passam despercebidas. Explicar a importância da prevenção é essencial”.

Além dos serviços práticos, a programação contou com uma roda de conversa promovida pelo curso de Psicologia, abordando temáticas sociais relevantes e atendimento jurídico conduzido pelo professor Dr. Eric Migani. A iniciativa reafirma o compromisso do UniCatólica em integrar educação e responsabilidade social, proporcionando à comunidade acesso a serviços essenciais e contribuindo para o fortalecimento da cidadania.

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

14 fevereiro 2025
Estudantes de Direito participam de aula magna
14 fevereiro 2025
UniCatólica participa da Missa de Abertura do Ano Letivo
11 fevereiro 2025
UniCatólica recebe calouros nesta segunda-feira, 10