nov

UniCatólica realiza 1º Show Rural em Lajeado

Produtores rurais da Comunidade Pedreira, em Lajeado, serão capacitados neste sábado, 19, das 07h às 12h30, com o 1º Show Rural gratuito do município a ser realizado na Subprefeitura e na Escola Municipal Juscelino Kubitschek. A iniciativa, promovida pelos docentes e acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), tem como objetivo promover oficinas e palestras com temas voltados à agricultura e produção no campo e contará com o apoio de técnicos do Sistema FAET/Senar Tocantins e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O evento será dividido por estações com programações técnicas que terão duração de 50 minutos cada, as inscrições serão realizadas no local. Durante o percurso, os participantes poderão conhecer mais sobre saúde e segurança no trabalho rural, construção de carneiro hidráulico artesanal, criação de biofertilizantes e uso de drones em áreas agrícolas. Na oportunidade, também serão expostos equipamentos tecnológicos que são fundamentais para garantir eficácia na rotina de trabalho do campo, bem como, o uso de drones na agricultura e pecuária, atividades de manejo na cultura da mandioca e da água no cultivo de peixes e construção de composteira.

De acordo com um dos organizadores do evento, o coordenador do curso de Agronomia do UniCatólica, professor mestre Thadeu Texeira, o evento é fruto de uma demanda da população. “Este é um projeto desenvolvido para atender as necessidades da comunidade. Nossos acadêmicos estiveram a campo no semestre anterior, levantando as demandas com relação às informações e conhecimento e mediante a esse levantamento, estamos aplicando esse trabalho junto à Comunidade Pedreira”, disse o coordenador.

Para o Prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, a capacitação fomentará a atividade rural que é fundamental no município. “A prefeitura de Lajeado, em parceria com o UniCatólica e o Senar Tocantins, realizarão um evento de fundamental importância para os produtores. Nossos produtores já vêm recebendo benefícios da prefeitura e dos parceiros como máquinas para o preparo da terra, sementes, orientações técnicas e oficinas voltadas à agricultura. Acredito que o 1º Show Rural vai trazer mais conhecimento e oportunidade de crescimento para a nossa comunidade”, ponderou o prefeito.

A programação

Os interessados, podem acessar a programação completa do 1º Show Rural de Lajeado clicando aqui.

Evento: 1º Show Rural em Lajeado
Data:  19 de novembro de 2022
Horário: Das 07h às 12h30
Locais: Subprefeitura e na Escola Municipal Juscelino Kubitschek – Comunidade Pedreira