maio

UniCatólica premia atlética vencedora da Gincana Solidária

Na tarde da quarta-feira (22), o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou a premiação da Gincana Solidária. Mais do que uma simples competição, o propósito da ação é estimular o engajamento dos acadêmicos, incentivando o exercício da solidariedade em prol da transformação social.

Durante os meses de abril e maio, as atléticas do UniCatólica arrecadaram doações de alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal, doação de sangue e cadastro de medula óssea. Juntas, as atléticas conseguiram arrecadar mais de 230 alimentos, cadastrar mais de 50 novos doadores de medula óssea e preparar cerca de 30 kits de higiene. Todo esse esforço foi direcionado à Fazenda da Esperança, uma instituição dedicada ao apoio de pessoas dependentes de substâncias psicoativas. A Fazenda da Esperança opera por meio de comunidades terapêuticas, onde os acolhidos têm a oportunidade de se reabilitar e construir novos projetos de vida.

As doações arrecadadas foram distribuídas em três unidades da obra social: a Fazenda masculina de Lajeado, a Fazenda masculina de Porto Nacional e a Fazenda feminina de Palmas, beneficiando diretamente 84 homens e 8 mulheres.

Na cerimônia de premiação, realizada na Reitoria da Unidade I do Centro Universitário, estiveram presentes para prestigiar os vencedores a Reitora, Dra. Andrea Borim; a Pró-Reitora Acadêmica, Ma. Mariana Lacerda; o coordenador de Pastoralidade, Padre Márcio Ferdinando; além dos coordenadores dos cursos das atléticas finalistas: Ma. Ludmila Benedetti, representando Arquitetura e Urbanismo; Alice Camarolli, representando Enfermagem; e Me. João Carlos Sarri, representando Engenharia Civil.

Na ocasião, reuniram-se as Atléticas Pedreira, Erudita e Sanguinária, além de docentes, membros da Reitoria e Pastoralidade.

A Reitora da Instituição, Dra. Andrea Borim, destaca a importância de promover iniciativas desta natureza. “A Gincana Solidária não é apenas uma competição, mas uma demonstração do poder transformador da solidariedade. Ver nossos acadêmicos se unindo para fazer a diferença na vida de tantas pessoas é um orgulho imenso para o UniCatólica.”

A Reitora da Instituição dedicou um momento para diálogo com os acadêmicos.

Classificação na Competição

O grupo que mais angariou doações foi a Atlética Pedreira, representante do curso de Engenharia Civil. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram classificadas as atléticas Erudita, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Sanguinária, do curso de Enfermagem.

O presidente da Atlética Pedreira, acadêmico do sexto período de Engenharia Civil, Samuel Moreira, compartilhou a vitória que concedeu à atlética a taça de Campeã UniCatólica 2024. “Ficamos felizes em estar representando a Atlética Pedreira, e também representando a Instituição. Além de ser uma gincana bastante divertida para todos nós, temos que ter a conscientização de sempre ajudar o próximo. Então, ficamos muito felizes por sempre estar ajudando os demais e sempre que pudermos estar doando cestas básicas ou qualquer outro tipo de coisa”, afirmou o acadêmico.

Integrantes da Atlética Pedreira celebram a vitória.

O presidente da atlética Erudita, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Augusto Miranda Borges, também ressaltou a importância de colaborar com a ação. “Nós ficamos muito satisfeitos com a Atlética Erudita pela competição, não pelos resultados em si, mas principalmente pela questão de poder ajudar a sociedade, porque entendemos que a Atlética também tem que ter esse lado social de ajudar a sociedade em suas dores. Vamos nos esforçar para que, no próximo ano, possamos fazer mais doações, tanto de sangue quanto de alimentos”, afirmou o acadêmico do sétimo período.

Rauany de Jesus Araújo, é estudante do primeiro período de Enfermagem e, atualmente, vice-presidente da Atlética Sanguinária. A estudante compartilhou a sua experiência com a gincana. “Apesar da competição, todos estavam trabalhando juntos para o mesmo objetivo, que é ajudar quem precisa. Sou grata por ter feito parte desse gesto maravilhoso.”, destacou a discente.

Publicado por Lorenna Costa

26 junho 2024