UniCatólica participa de Missa da Educação Católica

Na noite desta segunda-feira (12), o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), participou da Missa da Educação Católica, realizada na Paróquia São Judas Tadeu. Presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas, a celebração reuniu diversas instituições de ensino católico da cidade, como o Colégio Santa Marcelina, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Marista e Colégio São Francisco de Assis, sob a coordenação da Arquidiocese de Palmas.

A missa teve início com uma saudação do diretor do Colégio Marista, José Braga, que ressaltou a importância do evento, destacando o tema da celebração, inspirado em uma citação do Papa Francisco: “A educação é sobretudo uma questão de amor e responsabilidade.” Braga deu as boas-vindas aos participantes e convidou todos a rezarem pela educação católica, que é, em essência, uma educação evangelizadora.

Na homilia, Dom Pedro Brito Guimarães sublinhou a confluência de datas significativas: a proximidade do Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, o início da Semana Nacional da Família e a recente publicação de um documento papal sobre o valor da literatura na formação dos estudantes. O arcebispo enfatizou que “a educação se faz com muitas mãos” e que “a mão de Deus também age na missão da educação católica”, destacando o desejo de que a presença divina continue a guiar as instituições de ensino católico para que permaneçam fiéis à sua missão.

O Pe. Márcio Ferdinando, Capelão e Supervisor de Pastoralidade do UniCatólica, esteve presente representando a Instituição e descreveu a missa como um belo sinal de comunhão entre as instituições educacionais. “A centralidade de Cristo e a fraternidade vivida na celebração foram um belo sinal daquele frescor do Evangelho que os fundadores de nossas instituições testemunharam com a vida”, compartilhou.

A celebração foi uma oportunidade para reforçar os laços entre as instituições de ensino católico, reafirmando o compromisso com uma educação que vai além da transmissão de conhecimento, mas que busca formar cidadãos íntegros, comprometidos com o bem comum e com a fé.

Publicado por Lorenna Costa

23 agosto 2024