Pastoralidade
UniCatólica participa da Missa de Abertura do Ano Letivo
Na manhã da última quinta-feira, 13, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participou da Missa de Abertura do Ano Letivo que aconteceu na Capela do Colégio Marista. Organizada pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Palmas, a celebração reuniu estudantes e representantes das instituições educacionais da capital, promovendo um momento de reflexão e bênção para o início do novo período acadêmico.
Estiveram presentes, representando o UniCatólica, o supervisor da pastoralidade, Padre Márcio Ferdinando; a coordenadora do curso de zootecnia, professora Ma. Kedma Nayra; a supervisora de assistência social, Vilmara Neves de Sousa e o coordenador administrativo, Jardel Vasconcelos.

Durante a homilia, o Arcebispo de Palmas dom Pedro Brito Guimarães refletiu sobre o papel da educação católica, ressaltando que educar é potencializar as habilidades que cada estudante recebe como dom. Destacou, ainda, que o educador católico deve agir com a sensibilidade de Cristo, o Bom Pastor, acolhendo e apoiando os alunos em sua jornada de desenvolvimento integral.
O Arcebispo também fez referência ao Jubileu do Ano Santo de 2025, cujo tema, escolhido pelo Papa Francisco, é “Peregrinos de Esperança”. Ele enfatizou que o jubileu se vive em peregrinação e expressou o desejo de que cada instituição educacional católica vivencie esse tempo com esperança e compromisso.
O Pe. Márcio Ferdinando também destacou a importância desse momento para os educadores e estudantes: “A abertura do ano letivo com essa celebração é um convite para que possamos iniciar essa nova jornada com fé, esperança e dedicação. Que possamos ser luz na vida dos estudantes e guiá-los em seu crescimento acadêmico e pessoal”.

Ao final da celebração, o Arcebispo abençoou as mochilas dos estudantes presentes, simbolizando o início do novo ciclo acadêmico, e também abençoou as chaves das instituições educacionais, desejando que, em 2025, cada uma cumpra sua missão de educar, inspirada pelos santos fundadores e em espírito jubilar.
Publicado por Luma Marinho