UniCatólica entrega projetos feitos em parceria com Lajeado

Os estudantes das politécnicas do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) finalizaram o semestre acadêmico apresentando os protótipos dos projetos desenvolvidos em parceria com a prefeitura de Lajeado/TO. Os trabalhos começaram ser desenvolvidos no início do semestre letivo e dois deles já foram encaminhados para a prefeitura para que se busque fundos para execução: a implantação de ecoponto e carpots na Praia do Segredo (veja abaixo). A apresentação dos resultados contou com a presença do professor Dr. Joelson de Araújo Delfino e do secretário de assistência social de Lajeado Levi Lopes.

Os projetos fazem parte  do termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura de Lajeado e o UniCatólica que foi renovado  em abril, tem validade até setembro de 2025 e estabelece a continuidade dos serviços de cooperação técnica, acadêmica e de extensão nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Engenharia e Arquitetura, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Jurídicas para o desenvolvimento de ações conjuntas, visando proporcionar a integração e a qualificação profissional da comunidade acadêmica. Na ocasião, o prefeito do município Junior Bandeira ressaltou a importância do termo para a comunidade. “Esse nosso encontro com o UniCatólica e com a comunidade é uma reunião de trabalho para mais uma vez ouvirmos ideias, sugestões e chegarmos à conclusão do que nós, como agentes públicos e instituição de ensino, podemos fazer por vocês”, destacou o prefeito Junior Bandeira.

Secretário de Assistência Social de Lajeado, Levi Lopes, recebendo os projetos finais em nome do Prefeito de Lajeado Júnior Bandeira

PROJETOS APRESENTADOS:

ECOPONTO

O projeto de implantação do Ecoponto na Praia do Segredo, em Lajeado/TO, irá oferecer infraestrutura para a coleta seletiva e promoverá a conscientização ambiental e a educação pública. Com a redução de resíduos em aterros sanitários, incentivo à reciclagem e preservação de recursos naturais, o projeto fortalece a economia circular e diminui o impacto ambiental. A participação da comunidade, incluindo a Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras (AMAE) e os idosos, promove a inclusão social e fortalece laços comunitários.

USO DO PÓ DE VIDRO NA PRODUÇÃO DE CONCRETO

O projeto de extensão para a Praia do Segredo, em Lajeado/TO, visa solucionar a sobrecarga de vidro no projeto Artesanato Sustentável por meio do uso de concreto com pó de vidro na pavimentação da praia. Ao transformar vidro reciclado em um material de alto valor agregado, o projeto promove uma solução sustentável e inovadora para a construção civil, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

O estudo investiga a viabilidade do uso de pó de vidro na produção de cimento e concreto, analisando suas propriedades mecânicas, durabilidade e impacto ambiental. Estudos indicam que a substituição parcial do cimento por pó de vidro pode melhorar as propriedades do concreto e reduzir seu impacto ambiental. A pesquisa contínua é essencial para otimizar as proporções de substituição e garantir a compatibilidade química do pó de vidro com outros componentes do concreto.

PROJETO CARPORT PARA A PRAIA DO SEGREDO

O projeto de implantação do carport solar na Praia do Segredo, em Lajeado, Tocantins, representa um avanço significativo em termos de sustentabilidade e inovação. Este sistema não só protege os veículos do sol, mas também gera eletricidade através de painéis fotovoltaicos, aproveitando a energia solar para carregar veículos elétricos, armazenar energia e reduzir custos de energia. Além de proteger os veículos, os carports solares contribuem para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), ajudando a mitigar o efeito estufa e o aquecimento global.

A implementação do projeto de geração de energia solar na Praia do Segredo pelo poder público busca não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também proporcionar benefícios diretos à comunidade, especialmente para as famílias carentes da região. Ao distribuir a energia gerada para essas famílias, o projeto alivia o orçamento doméstico e melhora a qualidade de vida, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

RELATÓRIO DO PROJETO: ARTESANATO SUSTENTÁVEL

O Projeto Artesanato Sustentável desenvolvido em parceria com o Projeto Cidade Limpa, representa um avanço significativo na gestão de resíduos e na promoção da economia circular. O foco principal é o reaproveitamento de resíduos plásticos para a fabricação de produtos sustentáveis, evitando o descarte inadequado e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Desde o início, o projeto, coordenado pelo Instituto EDP e Green Ma, reciclou mais de 85.000 kg de materiais, gerou mais de R$ 90.000 em renda e produziu mais de 1800 peças artesanais. Com a versão 2.0, inovações como triciclos elétricos e placas solares foram introduzidas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e ampliando os benefícios econômicos e ambientais.

Além da reciclagem, o projeto tem um papel crucial na inclusão social e no empoderamento da comunidade, fornecendo treinamento e suporte aos artesãos, que desenvolvem novas habilidades e aumentam sua renda. A produção de artesanato sustentável não só reduz a quantidade de resíduos, mas também gera produtos de alta qualidade que podem ser comercializados localmente e em mercados mais amplos.

Publicado por Luma Marinho

12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional
10 julho 2024