2022
abr
29
Geral

UniCatólica e Naturatins inauguram banco de material biológico

As amostras ficarão armazenadas na unidade II do UniCatólica e contribuirá para estudos a serem desenvolvidos no país 

Na presença de acadêmicos de Medicina Veterinária, docentes, médicos veterinários, biólogos e servidores públicos, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e com o Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), lançou na tarde desta quarta-feira, 28, o primeiro banco de material biológico de animais silvestres do Tocantins que contribuirá para a realização de estudos entre pesquisadores e estudantes de todo o país.  

A iniciativa contou com o apoio do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, por meio da Coordenadora e Professora Doutora Flávia Miranda, que veio da Bahia ministrar um treinamento com a demonstração dos protocolos de coleta de material biológico dos tamanduás. As técnicas podem também ser aplicadas em outras espécies. Em sua abordagem, a pesquisadora também detalhou particularidades fisiológicas e exames clínicos em animais silvestres.  

Segundo a docente, há uma grande necessidade em desenvolver pesquisas sobre animais silvestres no Tocantins. “Esse treinamento é extremamente importante para capacitar os alunos de Medicina de Veterinária e os profissionais a coletarem amostras biológicas de diferentes espécies, focamos nos tamanduás, porque o Tocantins é uma das áreas mais ricas do Brasil em biodiversidade e precisamos destas amostras biológicas para entender a genética e saúde dos animais daqui da região. Isso vai beneficiar diretamente os pesquisadores e a fauna do estado, esse vai ser, sem dúvidas, o começo de um projeto que a longo prazo vai trazer muita informação relevante para a preservação destas espécies no estado”, afirmou Flávia Miranda.  

O Professor Mestre em Ciências Veterinárias, André Luiz Hoeppner Rondelli, responsável pelas disciplinas Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Práticas Integradoras e Extensionistas II – Animais Selvagens do UniCatólica, aproveitou a oportunidade para acompanhar os seus alunos no treinamento. “Foi um imenso prazer receber a professora e pesquisadora Flávia Miranda em nossa instituição. Os nossos estudantes hoje podem contar com a parceria do Naturatins que é essencial por permitir o estreitamento dos laços dos discentes com esses animais fantásticos e mais, com a realidade, o trabalho e as ações de conservação que são realizadas no nosso estado”, disse o docente. 

O olhar acadêmico  

Encantada pelo segmento, Carolina Collicchio Federighi que já está no 9º período de Medicina Veterinária, é estagiária no Naturatins e coordena o Grupo de Estudo de Animais Selvagens (GEAS) do UniCatólica, fez significativas considerações acerca da iniciativa. “A área de animais silvestres me atrai muito e atividades como essa é fundamental para contribuir para minha bagagem de aprendizado. Foi ótimo aprender com a Flávia, uma especialista na área”, frisou Carolina. 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos