UniCatólica e Lajeado celebram um ano de parceria

O primeiro ano de trabalho entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Prefeitura de Lajeado foi celebrado na manhã desta sexta-feira, 02, no município, com a entrega da placa de parceria. Até o momento, um balanço anual realizado pelo UniCatólica revelou que 19 projetos já foram concluídos e estão beneficiando diretamente cerca de 3 mil habitantes da cidade. A próxima execução é a requalificação urbana da Praia do Segredo.

Entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022, os dados mostram que a elaboração dos projetos e realização das ações contaram com a participação de cerca de 165 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Zootecnia e resultaram em mais de nove mil horas trabalhadas.

Na celebração estiveram presentes o reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazzetto, a pró-reitora acadêmica, professora mestra Mariana Lacerda Barboza, e a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso, que foram recepcionados pelo prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, pela secretária de Educação, Luiza Brasileiro, pela secretária de meio ambiente e turismo, Lenizia Gomes, e pelo secretário de Assistência Social de Lajeado, Levi Lopes Gomes.

Em sua fala, o reitor do UniCatólica, Gillianno Mazzetto destacou os benefícios que vêm sendo gerados à comunidade acadêmica e à externa. “Estamos muito felizes por completar esse primeiro ano de trabalho efetivo junto à comunidade de Lajeado. São 19 projetos já executados com mais de nove mil horas cumpridas por nossos acadêmicos e docentes e o que isso tem produzido? Sensibilidade social, projetos implementados e ciência aplicada. Acredito que os estudantes do UniCatólica estão descobrindo que aquilo que é aplicado na formação universitária faz sentido na vida deles e quando é aplicado na comunidade. É para isso que nós existimos!”, ponderou Gillianno.

Para o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, a parceria é forte e tem contribuído, de forma efetiva, para o desempenho das ações. “Estamos fazendo o aproveitamento de todo o trabalho que é desenvolvido, por meio dos acadêmicos e professores do UniCatólica, para inserir no nosso plano de metas e temos alcançado resultados importantíssimos, tanto no aspecto da saúde, no desenvolvimento do turismo e do plano urbanístico de Lajeado, na preparação dos pequenos empreendedores no processo de educação financeira e muitas outras ações que foram realizadas cujo resultados são evidentes e tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa cidade”,  destacou o prefeito agradecendo o apoio do UniCatólica.

Durante a visita, os gestores também conheceram a Escola Municipal Sebastião Sales Monteiro, a maior do município, para avaliar a possibilidade da implantação de um projeto futuro.

Os projetos

Entre os projetos elaborados e ações estão: plano de recuperação de área degradada – Encerramento do lixão municipal de Lajeado, a recuperação da área de unidade de triagem e compostagem do município, proposta revitalização da Praia do Segredo com cobertura e pintura do estacionamento e restaurante, proposta de paisagismo no Balneário Ilha Verde, projeto para o píer do Segredo, formação técnica sobre empreendedorismo para comerciantes e produtores rurais locais, ações de coleta de sangue e castrações de cães da cidade, capacitação de piscicultores do Parque Aquícola, elaboração de projeto elétrico para iluminação pública, entre outros.

Publicado por Kezia Noá

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024