maio

Simulação de acidente de trânsito marca final da campanha Maio Amarelo

Na última quinta-feira, 23 de maio, a Católica do Tocantins, juntamente com o Detran/TO e a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), realizaram uma simulação de acidente de trânsito entre pedestre e motoqueiro, em frente a instituição.

A intenção era mostrar o quão devastador um acidente de trânsito pode ser na vida das pessoas envolvidas. Além dos atores, que foram alunos, a cena teve a presença dos bombeiros, policiais e agentes de trânsito, que fecharam parte da via para tornar o cenário o mais real possível.

A acadêmica do 5º período do curso de Direito, Geyza Crisostomo, contou que ficou surpresa quando viu o acidente, e disse que eles mostraram o resultado da imprudência no trânsito. “É preciso ter consciência de como andar no trânsito e saber respeitar tanto os pedestres quanto as pessoas que andam de carro ou moto. Precisamos saber respeitar o direito de cada um”, enfatizou.

O comerciante Reginaldo Sousa, conhecido entre os acadêmicos como “miau”, ajudou os bombeiros a prestar os primeiros socorros as vítimas da simulação, ele fala que “quando a gente vê um acidente acontecer a tendência é querer ajudar, e hoje eu tive a oportunidade em poder ajudar o próximo. Quando acontece uma coisa dessas, temos que acionar o Samu o mais rápido possível para socorrer as vítimas. A sensação de ajudar o próximo é indescritível!”, finaliza.

A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e conta com apoio do poder público, instituições privadas e sociedade civil. Em Palmas, a campanha está sendo engajada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SEMUS).

Mais sobre Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para diminuir os acidentes no trânsito. O objetivo é colocar em pauta o tema trânsito e estimular a participação de todos em ações e discussões.

Por quê Maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Créditos: Marielen Wieczorek Frantz

Publicado por carla adriana