Simpósio de Aquicultura encerrou no sábado, 19

Simpósio de Desenvolvimento da Aquicultura do Tocantins foi encerrado no dia 19 de outubro, com o Dia de Campo realizado na unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins. A programação teve início às 09h com a palestra “Sistema de Recirculação para a Produção de Peixes”, ministrado pelo zootecnista doutor em Nutrição de Peixes pela Universidade de São Paulo, Pesquisador Científico e criador do Canal no Youtube #VaiAqua, Fabio Sussel.

Durante a palestra, foi falado sobre uma nova tendência para a psicultura nacional, Aquicultura em Sistema de Recirculação (RAS). É o método de produção onde a água do sistema de criação é continuamente tratada e reutilizada. A utilização de RAS permite a produção com o reuso total ou parcial da água, diminuindo drasticamente a quantidade de água utilizada em um ciclo produtivo, o que abre um oceano de possibilidades antes limitado pela dependência das trocas de água.

Para a acadêmica do 6º período de Zootecnia, Helany Macedo, “a palestra enriqueceu os nossos conhecimentos sobre o sistema de criação de peixes, para nós, futuros zootecnistas, este evento é de fundamental importância pois, atualmente, é o setor que mais está crescendo e precisamos agregar conhecimento cada vez mais sobre o assunto”, fala.

Um dos organizadores do evento, o professor Doutor Peter Garbez comentou que “o simpósio foi bastante importante porque abordou temas bastante delicados e fundamentais para o bom desenvolvimento da piscicultura no Estado do Tocantins, tais como a legislação, manejos e espécies promissoras, produtores e acadêmicos realmente precisam levar em consideração tudo que foi visto. Esse evento contou com um número elevado de acadêmicos, produtores e técnicos da área, então é importante que todos tiveram acesso a essas informações”, explica.

O técnico em Aquicultura do Senar, Alessandro Pereira Carvalho, disse que o evento foi muito bom, “com evento eu pude me informar sobre as principais mudanças na cadeia produtiva dos últimos anos, a alteração da legislação e os avanços no meio da piscicultura. Diante de tantas transformações, tornou-se um desafio para produtores e técnicos acompanhar o desenvolvimento do mercado, mas para quem pode participar do simpósio, com certeza sairá daqui atualizado e cheio de boas ideias”, finaliza.

Durante o encerramento, os participantes puderam visitar o Setor de Piscicultura do Centro Universitário Católica do Tocantins, acompanhados pelo palestrante Fabio Sussel e o Grupo de Pesquisa e Estudos de Aquicultura e Pesca – GPEAP/UniCatólica, onde fizeram a análise de qualidade da água, manejo alimentar, boas práticas de manejo e sistema de filtragem.

O evento foi realizado pelo Centro Universitário Católica do Tocantins, Sebrae, FAET/SENAR e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024