Psicologia promove palestra sobre infodemia e fake news

Os estudantes de Psicologia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) prestigiaram, no último dia 08, a palestra “Infodemia: adoecimento pelo excesso de informação e fake news” mediada pela professora Dra. Alice Agnes Spindola e professor João Alves Júnior.

O evento surgiu da curiosidade dos estudantes em trabalhar algo transversal, não dentro somente da psicologia, mas que integrasse outras áreas de conhecimento. Para o professor João Alves, esse é um movimento muito importante para os acadêmicos. “É muito legal quando um interesse assim parte do colegiado, os próprios estudantes procuram por coisas que não são necessariamente de dentro da área, eles querem se inteirar, saber quais pontes são necessárias, onde é que nos encaixamos e nos encontramos, até porque não existe mais um saber separado, tudo acontece ao mesmo tempo”, declarou

A palestra fez parte da programação da Semana Acadêmica Integrada, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de junho, e contou com atividades em diversas áreas. A palestrante convidada, professora Dra. Alice Agnes, agradeceu o convite e questionou junto aos estudantes os impactos da hiperconectividade na saúde mental, na saúde emocional, nos comportamentos sociais, na cultura e até na economia de uma geração inteira. “Discutimos dentre outras coisas os efeitos da sobrecarga informacional na saúde mental das pessoas e nos tempos em que nós vivemos de hiperconectividade em que as pessoas já acordam conectadas aos seus celulares e que na maioria das vezes o celular é a última coisa que elas veem antes de dormir, nós precisamos pensar enquanto espaço acadêmico, universidade, áreas da formação do saber científico”, refletiu.

O estudante Pedro Medrado destacou que foi uma ocasião muito especial,  pois foi possível criar um momento de diálogo e reflexão sobre estas temáticas, bem como a nossa forma de consumir os conteúdos digitais. “No contexto em que vivemos, a palestrante Alice Agnes nos convidou a refletir sobre 3 conceitos importantes: Infodemia, Intoxicação e Desinformação. Com isso, é trazido à tona a importância de saber filtrar e reduzir as informações recebidas a todo instante. Para isso, o senso crítico e reflexivo precisa ser estimulado a todo momento. Deste modo, podemos reduzir a quantidade de informações e dar foco àquelas com qualidade e veracidade”, explicou.

Publicado por Luma Marinho

26 junho 2024