Institucional
Projeto de extensão de Pedagogia vai alfabetizar alunos da UMA
Estudantes e docentes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) deram o primeiro passo para execução do Projeto de extensão “UMA Estação Florescer”, iniciativa que trata da criação de um espaço de acolhimento e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à alfabetização e ao letramento das pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O Projeto será dividido em turmas baseadas em três eixos: desenvolvimento da produção textual, cursinho para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e leitura e escrita digital. As aulas começam na primeira semana de abril com intermediação das estudantes do curso e supervisão do professor mestre André Raposo, da coordenadora do curso de Pedagogia, professora doutora Rachel Bernardes, e da professora doutora, Patrícia Ferreira Nomellini.
O professor mestre André Raposo explica como o projeto foi idealizado. “Neste semestre, no curso de Pedagogia do UniCatólica, os acadêmicos estão estudando um eixo que é a Educação Gerontológica. São aplicadas três partes, sendo a teoria, a pesquisa e a extensão. Na extensão, propomos este projeto de intervenção com os alunos da UMA, no lançamento conversamos com as pessoas idosas que o principal objetivo é desenvolver competências voltadas ao letramento, a escrita, a interpretação de textos e prepará-los ao Encceja”, relatou o professor.
A coordenadora da UMA, Neila Osório, enfatiza como o projeto vai beneficiar os acadêmicos. “A parceria da Universidade da Maturidade (UMA) com o UniCatólica vem para enriquecer o projeto, pois vai contribuir para alfabetização dessas pessoas que não tiveram oportunidade quando eram novos. Essa uma proposta inovadora que vai garantir ainda mais dignidade aos maduros”, disse Neila.