2012
maio
30
Geral

Produção de flores tropicais é ideal para o clima de Palmas

Geralmente a produção de flores está associada ao clima mais brando. Diferente do ambiente de Palmas, que é quente e seco, as plantas ornamentais também têm o seu espaço. No caso, a produção é voltada para as flores tropicais: exóticas, coloridas e belíssimas, que estão encantando decoradores e floriculturas.

E é por meio do viveiro de plantas tropicais que a Faculdade Católica do Tocantins garante mais conhecimento aos acadêmicos do curso de Agronomia. Atualmente, o viveiro da Católica tem capacidade para produzir anualmente 4.000 hastes. Segundo o professor de Agronomia e responsável pelo viveiro, Thiago Lázari, são 50m² de cultivo em telado e 40m²de cultivo a campo (a irrigação é feita por microaspersão).

Entre as variedades cultivadas estão: helicônia golden torch; helicônia sexy pink; alpinea purpurata vermelha;alpinea jungle king; zingiber; bastão do imperador porcelana; bastão do imperadorvermelho, entre outras espécies. 

As flores produzidas pela Católica, explica Thiago Lázari, são utilizadas para ornamentação do  campus e de eventos (dentro e fora da instituição). “Além disto, como as flores possuem propagação rizomatosa, são retiradas mudas e doadas para produtores rurais, donas- de-casa, comerciante e toda a sociedade civil organizada que queira implantar em seu ambiente um sistema paisagístico”, informou o professor de Agronomia.

Outra vantagem apontada pelo docente é a durabilidade. “Enquanto as não tropicais duram um dia, elas conseguem se manter firmes de dez a quinze, e algumas até 60 dias. São exuberantes, possuem cores fortes e facilitam o dia-a-dia dos decoradores”, observa.

 

 

 

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos