2024
jul
08
Pastoralidade

Pastoralidade realiza retiro espiritual

Aconteceu na última sexta-feira, 05, no Centro Universitário Católica do Tocantins, um retiro espiritual para os educadores, com objetivo de proporcionar um momento de animação, partilha e reflexão, o evento foi coordenado pela equipe da Pastoralidade. O capelão e coordenador da Pastoralidade Pe. Marcio Ferdinando enfatizou que um retiro espiritual é um presente de Deus, um momento para escutar Sua palavra e conhecer Seus planos para nossas vidas. “O retiro foi de um proveito espiritual enorme. Enraizado na herança da espiritualidade dos nossos fundadores, o evento expressou profundamente nosso jeito de ser. Foi uma forma concreta de cuidar dos nossos educadores, oferecendo-lhes um tempo especial para renovar a fé, refletir sobre a presença amorosa de Deus e fortalecer o compromisso com os valores cristãos e éticos. A presença de Jesus, que cura os corações e gera esperança, foi uma constante inspiração ao longo do dia. Lembramos que nossa vida é um presente de Deus e que confiar Nele nos permite viver plenamente nossa missão de servir à sociedade através da educação integral e do compromisso social”, refletiu.

Inspirado pela passagem de Emaús, a primeira palestra destacou a presença de Jesus que cura corações e gera esperança. Foi ressaltado que o retiro é espiritual, guiado por Deus e que devemos buscar uma reforma de vida, confiando no cuidado de Deus. O palestrante lembrou das promessas divinas de nunca nos abandonar e do convite de Jesus para encontrar descanso e conforto Nele.

As reflexões foram guiadas por citações dos Fundadores da UBEC:

  1. São Marcelino Champagnat: “Não é nos homens que devemos confiar, mas em Deus que é tudo e que faz tudo”.
  2. São João Bosco: “Nossa vida é presente de Deus; o que fazemos com ela é o nosso presente a Ele”.
  3. São Gaspar Bertone: “No fundo do próprio nada se encontra Deus”.

Após um circulo de conversas, os participantes voltaram a refletir, dessa vez, a respeito da parábola de  Marcos 4, 1-9;13-20 (Parábola do Semeador) . Refletiu-se sobre os diferentes tipos de solo que representam nossos corações e como podemos nos tornar terra fértil para a palavra de Deus.

“O retiro espiritual foi muito bom. Foi a primeira vez que eu peguei um microfone e criei coragem assim pra falar. Expliquei que eu sou meio  tímido para falar com muitas pessoas, mas foi muito bom pra mim”, relatou o educador Erivaldo Santos Torres que deu seu testemunho para os demais participantes.

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos