2024
jul
08
Pastoralidade

Pastoralidade realiza retiro espiritual

Aconteceu na última sexta-feira, 05, no Centro Universitário Católica do Tocantins, um retiro espiritual para os educadores, com objetivo de proporcionar um momento de animação, partilha e reflexão, o evento foi coordenado pela equipe da Pastoralidade. O capelão e coordenador da Pastoralidade Pe. Marcio Ferdinando enfatizou que um retiro espiritual é um presente de Deus, um momento para escutar Sua palavra e conhecer Seus planos para nossas vidas. “O retiro foi de um proveito espiritual enorme. Enraizado na herança da espiritualidade dos nossos fundadores, o evento expressou profundamente nosso jeito de ser. Foi uma forma concreta de cuidar dos nossos educadores, oferecendo-lhes um tempo especial para renovar a fé, refletir sobre a presença amorosa de Deus e fortalecer o compromisso com os valores cristãos e éticos. A presença de Jesus, que cura os corações e gera esperança, foi uma constante inspiração ao longo do dia. Lembramos que nossa vida é um presente de Deus e que confiar Nele nos permite viver plenamente nossa missão de servir à sociedade através da educação integral e do compromisso social”, refletiu.

Inspirado pela passagem de Emaús, a primeira palestra destacou a presença de Jesus que cura corações e gera esperança. Foi ressaltado que o retiro é espiritual, guiado por Deus e que devemos buscar uma reforma de vida, confiando no cuidado de Deus. O palestrante lembrou das promessas divinas de nunca nos abandonar e do convite de Jesus para encontrar descanso e conforto Nele.

As reflexões foram guiadas por citações dos Fundadores da UBEC:

  1. São Marcelino Champagnat: “Não é nos homens que devemos confiar, mas em Deus que é tudo e que faz tudo”.
  2. São João Bosco: “Nossa vida é presente de Deus; o que fazemos com ela é o nosso presente a Ele”.
  3. São Gaspar Bertone: “No fundo do próprio nada se encontra Deus”.

Após um circulo de conversas, os participantes voltaram a refletir, dessa vez, a respeito da parábola de  Marcos 4, 1-9;13-20 (Parábola do Semeador) . Refletiu-se sobre os diferentes tipos de solo que representam nossos corações e como podemos nos tornar terra fértil para a palavra de Deus.

“O retiro espiritual foi muito bom. Foi a primeira vez que eu peguei um microfone e criei coragem assim pra falar. Expliquei que eu sou meio  tímido para falar com muitas pessoas, mas foi muito bom pra mim”, relatou o educador Erivaldo Santos Torres que deu seu testemunho para os demais participantes.

Publicado por Luma Marinho

Notícias Recentes

06 janeiro 2025
Janeiro Branco: cuide da mente e da vida!
13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI