abr

Palestra sobre empreendedorismo abre Semana Acadêmica

A III Semana Acadêmica e VII Encontro de Ética, Ciência e Religião, realizada pela Faculdade Católica do Tocantins, inicia hoje, 25,  com a palestra do Fernando Dollabela, sobre Empreendedorismo: A viagem do sonho. O evento começa às 19 horas, na Unidade I, da Católica, Avenida Teothônio Segurado e segue até sexta-feira, 27.

Durante os três dias de programação a comunidade acadêmica participará de palestras e oficinas com temas diversificados como: Psicopatologia E Criminalidade, com o psicólogo, Lucas Borges; Energia Renovável Olimpio Mascarenhas dos Reis, Superintendente de Produção de Energia Limpa; Agricultura de baixa emissão de carbono Emerson Borghi, da Embrapa; entre outros.

Para amanhã, quinta-feira, o foco será a VII Encontro de Ética, Ciência e Religião, abordando o tema da Campanha da Fraternidade, desde ano: “Fraternidade e Saúde Pública”. A Semana é voltada para a integração, com o objetivo de envolver toda a comunidade da Católica, num total de 2.400 pessoas. Durante o evento alunos, professores e colaboradores da Faculdade participam de atividades científicas, artísticas e culturais.

No último dia será realizada uma avaliação das atividades realizadas na Semana Acadêmica, junto aos docentes e discentes da Faculdade Católica do Tocantins indicando os aspectos que contribuíram para o aprimoramento na sua formação, os que precisam ser melhorados e as sugestões para os próximos eventos.

PALESTRANTE

Fernando Dollabela, é conhecidocomo criador dos maiores programas de ensino de ensino empreendedorismo do Brasil na educação básica e universitária:

•A metodologia Oficina do Empreendedor (utilizada em projetos do IEL (CNI), Sebrae, CNPq e outros órgãos) já foi
implementada em mais de 400 instituições de ensino superior, atingindo cerca de 3.500 professores e 160.000 alunos/ano.

•A metodologia Pedagogia Empreendedora (educação empreendedora para a educação infantil, ensino fundamental e médio),
apesar de recente já é utilizada em 120 cidades, envolvendo cerca de 10.000 professores e 300.000 alunos com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor da CNI-IEL Nacional, do CNPq, e da AED (Agência de Educação para o Desenvolvimento) e dezenas de universidades, participa com  publicações nos maiores congressos nacionais e internacionais.

Autor dos livros:

•O Segredo de Luísa, Cultura Editores, São Paulo, 1999, 320 páginas

•Oficina do Empreendedor, Cultura Editores, SP, 1999, 280 páginas

•Empreendedorismo: Ciência, Técnica e Arte, Instituto Euvaldo Lodi, CNI, IEL Nacional, 2000, 100 páginas, em co-autoria com
Louis Jacques Filion (Canadá), Robert Brockhaus (EUA) e Piero Formica, (Itália)

•A Vez do Sonho, Cultura Editores, São Paulo, 2000, 250 páginas.

•Boa Ideia! E agora? Plano de Negócio, o caminho mais seguro para criar e gerenciar sua empresa. Cultura Editores, São
Paulo, 2000, 350 páginas Coletânea coordenada por Louis Jacques Filion e Fernando Dolabela.

•Empreendedorismo – uma forma de ser. Cultura Editores, AED, São Paulo, 2002, 148 páginas

•Empreendedorismo – a viagem do sonho. Como se preparar para ser um empreendedor. Cultura Editores, AED, São Paulo, 2002, 100 páginas

•Pedagogia Empreendedora. Cultura Editores, São Paulo, 2003, 144 páginas

24 julho 2024