out

Palestra destaca a importância da arquitetura para idosos

Na última quinta-feira, 03, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) sediou no Lounge IdeIA na CasaCor, uma aula ministrada pela  professora Ma. Ludmila Benedetti, que abordou a urgência de se pensar em uma arquitetura voltada para as necessidades da população idosa. Com o aumento significativo de quase 60% na população de idosos brasileiros nos últimos 12 anos, a questão da adaptação dos espaços para esse público nunca foi tão relevante.

Durante sua fala, a professora Ludmila trouxe dados alarmantes: “A queda de idosos é responsável por 70% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos e 70% dos acidentes de pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências”, explicou. A professora também fez uma analogia interessante, comparando os cuidados que os pais têm ao preparar suas casas para a chegada de um bebê com a falta de preparo para o envelhecimento desses pais. “Medidas simples como balizadores próximos ao chão para iluminar corredores e cadeiras com braços para ajudar no ato de levantar e sentar, podem ser cruciais para evitar quedas e garantir mais segurança”, disse.

Com a comemoração do Dia do Idoso, a reflexão proposta pela professora se torna ainda mais pertinente. É necessário pensar no bem-estar e na segurança do ambiente em que os idosos vivem, especialmente em um país onde a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente, impulsionada pelos avanços da medicina.

O estudante do 6° período, Luís Fernando Santiago, também expressou seu entusiasmo com o conteúdo apresentado: “O mundo tem envelhecido com qualidade, muito em razão dos avanços médicos, mas o que a professora Ludmila falou me fez refletir. Organizamos todo um ambiente para receber um bebê, mas não fazemos o mesmo para os nossos idosos. Eles precisam de cuidados específicos e o que me chamou a atenção foi como pequenos detalhes no design de um espaço podem fazer toda a diferença para o bem-estar e segurança deles”.

Ele ressaltou ainda o desafio de projetar para a população idosa, destacando que muitos dos parâmetros de arquitetura precisam ser revistos. “Como arquitetos, sabemos os tamanhos e distâncias adequadas para a maioria das pessoas, mas, para os idosos, esses parâmetros mudam. O cuidado tem que ser redobrado, pois há uma resistência natural em aceitar ajuda, o que torna nossa responsabilidade ainda maior”.

Publicado por Luma Marinho

11 outubro 2024
Hackathólica agita o UniCatólica com inovação e networking
10 outubro 2024