2012
maio
22
Institucional

Oficina de planejamento do Plano ABC no Tocantins é realizada na Faculdade Católica

Começou hoje, 22, na Faculdade Católica do Tocantins, unidade II, na Rodovia TO-050, em Palmas, a Oficina de planejamento do Plano ABC no Tocantins, que visa o planejamento e orientação das ações do Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento vai até o dia 24 de maio.

Estiveram presentes na abertura da oficina a Diretora-Geral da Faculdade Católica, Clarete de Itoz, a presidente do Ruraltins, Myuki Yashida, e o Superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca. No momento, foram apresentadas as linhas gerais de concepção e estrutura do Plano ABC e avaliação das ações do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento.

Plano ABC

Plano ABC foi criado pelo Governo Federal para atender aos compromissos voluntários assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativa das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária. O Plano pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos. No total, os projetos de investimento voltados a esses sistemas de produção já têm disponibilizados, via plano Safra, cerca de R$ 3,15 bilhões que poderão ser contratados nas agências bancárias, como taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 22/05 – TERÇA FEIRA

8h: abertura

8h30min às 10h: linhas gerais de concepção e estrutura do Plano ABC e avaliação das ações do MAPA. (Edson Junqueira Leite – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

10h30min às 12h: linhas temáticas do Plano ABC. (Priscila de Oliveira e Luiz Adriano Maia Cordeiro – Embrapa Cerrados)

14h às 16h: diagnóstico e elaboração de diretrizes. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO – moderador)

16h30min às 18h: Divisão em grupos por eixos temáticos: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistemas Agroflorestais (SAFs), Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto (SPD) , Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas e Tratamento de Dejetos Animais.

DIA 23/05 – QUARTA FEIRA

8h30min às 10h: elaborações das ações e seus respectivos planos – divisão em grupos por eixos temáticos. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO – moderador)

14h às 16h: exposição e validação com a Plenária.

16h30min às 18h: continuação da validação.

DIA 24/05 QUINTA FEIRA

8h30min às 10h: divisão em grupos para definição das ações transversais do Plano ABC e seus respectivos planos. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO – moderador)

10h30min às 12h: continuação do trabalho em grupo.

14h às 16h: exposição e validação com a Plenária.

16h30min às 18h: continuação da validação com a Plenária.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos