Metade dos acadêmicos da Católica do Tocantins têm FIES

Há alguns anos, poucos conseguiam ingressar em uma instituição de ensino superior, pois a grande maioria dos estudantes concluintes do Ensino Médio, vinham de escolas públicas e não tinham condições de arcar com todas as despesas. Os​ único​s​ meios​ poss​íveis eram a concessão de uma bolsa, aprovação em uma instituição de ensino superior pública ou o Prouni. Há pouco tempo, esse discurso mudou para “Só não estuda quem não quer”.

Hoje, os candidatos, e também alunos de um curso superior, contam com outra opção: o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que é o programa do Ministério da Educação destinado à graduação na educação superior em instituições não gratuitas​, e que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.  Atualmente, 50% dos alunos matriculados na Católica possuem o benefício que desde 2010 tem como agente operador o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o FIES, o acadêmico tem um período de carência de 18 meses para começar a pagar o benefício, após conclusão do curso. Durante o curso, o acadêmico fica obrigado a pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento, limitados a R$ 50,00. Também durante o curso o acadêmico deve fazer o aditamento do contrato semestralmente, assim que liberado pelo FNDE. Têm estudantes que optam pelo FIES para investirem em outras coisas. “O dinheiro que eu pagaria na mensalidade, eu posso investir pagando as parcelas da minha casa, e também investindo em livros e cursos. O bom é que também posso pagar o benefício com o meu trabalho após conclusão do curso”, falou a estudante de Direito, Indiara Melo, uma das beneficiadas​.

Para o estudante do 2º período do curso de Agronomia, Higgor Santos o FIES é uma forma de realizar o sonho.  “O FIES para mim foi a alternativa para continuar estudando, porque estava difícil pagar as mensalidades, e por meio do FIES eu posso continuar meu sonho  de me formar. O FIES é uma ótima alternativa para as pessoas que desejam ingressar uma faculdade e não tem condições de pagar e ainda depois de formar tem um tempo de carência para começar a pagar o financiamento”, contou o estudante Higgor.

Quem pode contratar o FIES

O FIES pode ser contatado a qualquer momento no semestre, desde que o estudante esteja regularmente matriculado em um curso superior. A partir do momento da contratação do FIES, o acadêmico é ressarcido das parcelas pagas dentro do semestre em que aconteceu o contrato. As bolsas do FIES variam de 50% a 100%, de acordo com a renda mensal familiar do contratante, que para concessão do benefício poderá chegar até 20 salários mínimos. Na Católica do Tocantins não há um limite de número de acadêmicos beneficiados pelo Fies.

Para contratar o FIES, o interessado deverá entrar no site do SIFIES, no endereço eletrônico sifiesportal.mec.gov.br, preencher o formulário e entregar juntamente com os documentos de comprovação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição. Após a validação o acadêmico deverá dirigir-se à instituição bancária para contratar o financiamento.

Higgor Santos

14 maio 2024