2023
nov
03
Curso

Medicina Veterinária promove ação com mais de 30 cães resgatados

Na quarta-feira, 01 de outubro, mais de 30 cães da ONG Adota Petss foram vermifugados e suas fezes coletadas para diagnóstico de verminose. A ação foi desenvolvida pelos acadêmicos de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), por meio de uma atividade de extensão sob a orientação da coordenadora do curso, Professora Mestra Juliana Pieroni.

A ação se propôs a contribuir com a saúde e cuidado dos animais resgatados e abrigados pela ONG, conforme explica a docente Juliana Pieroni.  “Realizamos a coleta de fezes para diagnóstico de verminose e a administração de medicamento para controle de verminose. Essa ação enfatiza aos estudantes da disciplina de Parasitologia Veterinária Aplicada a importância de realizar o controle de parasitos nos animais, além de estimular o cuidado com a comunidade e o engajamento em ações sociais.”

Para Lorrany Vitória Pereira Amorim Marinho, acadêmica do quarto período de Medicina Veterinária, o envolvimento em ações de combate às zoonoses desempenha um papel fundamental ao longo de sua graduação. “Como estudante, aprendemos a base de como funciona a interação de animais, meio ambiente e como isso pode vir a nos afetar. Nosso projeto foi inclusive uma iniciativa pensada em proteger não só os animais de abrigo e outros, mas também nós, seres humanos, pelo potencial zoonótico e colaboração científica. É necessário a importância da medicina veterinária não só no mundo animal, mas também como um bem comum a todos!”, compartilhou Lorrany.

Elem Borges Carvalho, também cursando o quarto período do curso, compartilha que a experiência proporcionou aos acadêmicos o contato com a comunidade externa, essencial para desenvolvimento profissional de um futuro médico veterinário. “Essa interação é muito importante para que o curso não seja isolado da sociedade. Afinal, é com ela que vamos trabalhar futuramente, e desde cedo já temos que nos adaptar e mostrar para a sociedade que estamos nos empenhando para cuidar da saúde dos animais deles”, afirmou a estudante.

A ONG Adota Petss realiza trabalho voluntário há 4 anos em Palmas-TO, resgatando animais em situação de risco, providenciando o tratamento necessário para garantir sua sobrevivência e, posteriormente, encontrando lares adotivos, com o compromisso de fornecer um ambiente controlado e saudável. Raquel Scarparo, presidente da ONG, ressalta o papel essencial da vermifugação na promoção da saúde dos animais. As ações externas para a vermifugação são de grande importância para que nossos animais fiquem livres de doenças. Através da vermifugação regular, podemos prevenir esses problemas, melhorar o bem-estar dos animais e manter ambientes mais seguros para todos. As campanhas realizadas pelos estudantes têm grande importância para nosso projeto.”, frisou Raquel.

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI
12 dezembro 2024
UniCatólica renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW)