set

Líderes acadêmicos realizam II Semana de Engenharia Estrutural

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil XXVI de março, em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE) e o grupo Elite Facto, realizaram nos dias 12 a 14 de setembro a II Semana Acadêmica de Engenharia Estrutural (II SAEEST). O evento teve palestras, minicursos, workshops e mesa-redonda, onde os acadêmicos puderam aprender sobre estruturas e suas subáreas, como dinâmica, patologias, materiais de construção e metodologias construtivas.

Durante o período da tarde do dia 12, os estudantes participaram do minicurso “BIM – O futuro da modelagem na construção civil”, ministrado pela designer de interiores Amanda Diniz, e pelo técnico de edificações e projetista, Silvan Diniz, onde foi explanado as principais vantagens do BIM em relação ao CAD. No laboratório de matérias os acadêmicos participaram do Workshop “Sistema de proteção em superfície – Teoria e prática”, por Paulo Leonel.

No auditório da Católica do Tocantins, os participantes assistiram a palestra “Novas tecnologias na engenharia”, ministrada pelo fundador da Protege Piso, Paulo Leonel. Posteriormente o engenheiro civil professor doutor Thiago Dias, ministrou a palestra “Estruturas metálicas em situação de incêndio”.

Thiago mostrou que a proteção da estrutura metálica é algo tão caro que inviabiliza a obra, e acrescentou, “se realizarmos um estudo bem feito, conseguiremos proteger a estrutura de forma muito mais econômica. Frente ao fogo o aço não se comporta bem, e isso se revolve estudando, fazendo um projeto bem feito, nada de coisas simplificas e tabeladas, porque tudo que é simplificado e tabelado pode ter certeza que é a favor da segurança e contra a economia”, disse o engenheiro.

No dia 13 de setembro os acadêmicos participaram dos minicursos: “Alvenaria estrutural” ministrado pelo engenheiro civil, professor Ricardo Revoredo; “Engenharia de segurança no trabalho” pelo engenheiro Edinaldo Revoredo; “Planilha orçamentária de obras” ministrado pelo engenheiro Luciano Moura; e o minicurso “Aplicação da energia renovável na construção civil” ministrado pelo engenheiro eletricista Danilo Rezende. Além dos Workshops “Medição, detecção nivelamento” por Antônio Júnior e “A importância da investigação geotécnica na aplicação de fundações especiais” ministrado pelo engenheiro civil, professor mestre Jocélio Mendonça.

A mesa-redonda “Engenharia x sustentabilidade x empreendedorismo”, foi debatida pelos professores, mestre André Pugliese, mestra Caroline Couto, mestra Chryss Macedo e doutor Thiago Portelinha.

O professor doutor Jorge Luis Akasaki apresentou o trabalho realizado na Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, por meio da palestra “ Tecnologias e materiais não convencionais aplicados na construção civil”, mostrando os materiais alternativos utilizados por ele em estudo como resíduo de borracha de pneu, casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar, lodo de esgoto, bambu, resíduo de celulose e por último PET.

O evento termina no dia 14 de setembro, com o minicurso “ Entenda como funciona o mestrado”, ministrado pelo o doutor Jorge Luís Akasaki.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes