2021
jul
01
Curso

Inscrições para Projeto Ecológico seguem até o dia 05 de julho

Encerram na próxima segunda-feira, 05, as inscrições para o Projeto Guardiões Ecológicos, que recebe o apoio do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), por meio da Coordenação da Pastoralidade e do Observatório de Ecologia Integral, e está sendo promovido pela Arquidiocese de Palmas, à luz das Encíclicas do Papa Francisco, Laudato Si e Querida Amazônia, do Projeto de Energia Fotovoltaica e do Jubileu do seu Prata (As plantas do Jubileu) e a REPAM Brasil.

A iniciativa tem como principal objetivo trabalhar a consciência ambiental junto à comunidade tocantinense tanto rural, quanto urbana, bem como pequenos produtores, assentamentos da reforma agrária, indígenas, ribeirinhos e população em geral.  Serão promovidos inicialmente três Encontros de Formação Ecológica, na modalidade virtual, pela plataforma Microsolf Teams. Em seguida, cerca de 180 guardiões formados irão atuar em 11 municípios do estado juntamente às comunidades.

A coordenadora do Observatório de Ecologia Integral e do Programa de Educação Ambiental (PEA) do UniCatólica, professora mestra Chryss Ferreira Macedo, enfatiza o papel da Instituição com as causas sociais. “Nós somos uma instituição Católica e apoiamos vários projetos que envolvem as comunidades, e por isso, acreditamos que poderíamos agregar ao Projeto Guardiões Ecológicos com a parte de formação, educação ambiental tanto rural, quanto urbana, junto com o Observatório de Ecologia Integral e o PEA. Dentro dessas formações estão: as recuperações de nascentes, reflorestamento de áreas de preservação permanente, como trabalhar no modo Agroflorestal e a Agricultura Sustentável, o uso consciente dos recursos hídricos e naturais, então o caminho é este”, afirma.

O diácono da Arquidiocese de Palmas, Amilson Rodrigues, comenta acerca da importância das parcerias para o fortalecimento da iniciativa. “A Igreja tem a missão de cuidar da vida como um todo, e proteger o meio ambiente também é cuidar do planeta, das nascentes dos rios, da flora e da fauna que estão devastados. Esse tempo que estamos vivendo é propício para destruição e é neste contexto que estamos atuando para chamar as pessoas a essa conscientização. Buscamos parcerias com universidades, empresários, governos, prefeituras, de forma conjunta, porque afinal de contas todos nós dependemos do meio ambiente para vivermos”, destaca.

Faça sua inscrição e confira a programação do evento: https://to.catolica.edu.br/portal/evento/seminario-e-formacao-do-projeto-guardioes-ecologicos/

 

 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

06 janeiro 2025
Janeiro Branco: cuide da mente e da vida!
13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI