Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), representado pela Escola Politécnica, convida os acadêmicos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil para participarem da 1° Competição de Pontes de Palitos de Madeira de Picolé. O evento está agendado para o dia 07 de junho de 2024, nas instalações da Unidade I do UniCatólica, com início marcado para as 17h.

A competição visa a construção e teste de carga de uma ponte, construída utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm.

O objetivo da competição é aplicar conhecimentos básicos de Mecânica, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas para resolver problemas relativos a Estruturas; Projetar sistemas estruturais simples; Colocar em prática o que é estudado e abordado nas disciplinas relativas a Estruturas; e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

Os acadêmicos terão a liberdade criativa para escolher qual design será utilizado e aplicado, como pontes aporticadas, treliçadas ou estaiadas, por exemplo. A sua construção deverá atender a função básica de uma ponte: a de transpor um ou mais obstáculos, para que algo ou alguém consiga se locomover de um ponto a outro, apresentando ao mesmo tempo resistência estrutural para suportar seu próprio peso, e as eventuais sobrecargas, bem como atender critérios estéticos de uma Obra de Arte Especial (OAE). Na ocasião, as pontes serão levadas à ruína, por meio de um ensaio destrutivo.

Inscrição

Cada grupo, composto por até 5 pessoas, poderá inscrever-se com uma única ponte. A taxa de inscrição por equipe é de R$50,00 e deve ser paga em espécie ou através de PIX para o Professor Me. Adalberto de Oliveira Júnior, com apresentação do comprovante no ato da inscrição. As inscrições para a competição encerram-se em 17 de maio.

Prêmiação

Será destinado 70% do valor arrecadado para premiação das equipes vencedoras. Esse compromisso com o reconhecimento do esforço e talento das equipes participantes é fundamental para incentivar a excelência e promover a competitividade saudável no evento.

Do valor referente aos 70%, a premiação será distribuída com a seguinte equidade para os vencedores, garantindo reconhecimento justo e motivador.

1º lugar – 50% do valor da premiação.

• 2º lugar – 30% do valor da premiação.
  • 3º lugar – 20% do valor da premiação.

Os 30% restantes do valor arrecadado, será destinado ao custeio da preparação e divulgação do evento. O valor restante, será destinado as atléticas acadêmicas do UniCatólica envolvidas na organização, divulgação e preparação do evento.

Para garantir uma participação informada e bem-sucedida, é necessário conhecer todas as regras da competição. Você pode acessar o edital completo aqui . Para qualquer esclarecimento adicional ou para obter mais informações sobre o desafio, contate diretamente o professor Me. Adalberto de Oliveira Júnior ou por meio do e-mail: adalberto.junior@p.catolica-to.edu.br

Publicado por Lorenna Costa

01 julho 2024