II Jornada de Estudos dos NPJs promove Júri Simulado

Aconteceu na quinta-feira, 03 de outubro, às 14h, no auditório da unidade I, o Júri Simulado referente a programação da II Jornada de Estudo dos Núcleos de Prática Jurídicas de Palmas – TO. O projeto busca aproximar os estudantes do curso de Direito da prática forense, e foi coordenado pelos professores Maurício Ughini e Guilherme Augusto Martins.

O caso julgado é real, porém nos autos que os acadêmicos recebem são suprimidas todas as partes que trazem informações sobre os reais envolvidos. Também é preservado o veredito dado no julgamento ocorrido até o final da simulação.

O professor Maurício Ughini conta que a simulação é de um processo que foi julgado em Palmas, há mais de 10 anos, tendo dois homens acusados de homicídio consumado qualificado. “O processo é real, os alunos vão atuar como promotores, tem um grupo de defesa desses dois acusados de homicídio qualificado praticado aqui em palmas no parque Cesamar”, explica.

Para o acadêmico do 9º período, estudante do Centro Universitário Luterano de Palmas e juiz do caso, Rerickson de Almeida Santiago, o júri simulado é muito importante para conhecer o direito na prática. Sobre a Jornada de estudos, Rerickson comenta que “a integralização é muito importante porque temos pouco contato com alunos de outras instituições e esta experiência mostra que apesar de estarmos em faculdades diferentes podemos trabalhar juntos, atuar juntos e ter experiências juntos. E eu como aluno de outra instituição estar aqui no UniCatólica, junto com colegas de outras instituições, é uma oportunidade enriquecedora”, comenta.

A acadêmica e promotora do caso, Raquel Brustulin, cursa o 9º período no UniCatólica, e comentou que o evento é interessante, “é legal a sintonia entre os acadêmicos, mesmo que estudamos em instituições diferentes, temos a oportunidade de trocar ideias, trocar teses, trocar conhecimento, um pouquinho do que um aprende lá em outra instituição, a gente complementa as nossas ideais. Eu acho super interessante a iniciativa”, fala.

Um dos professores organizadores do Júri Simulado, professor Maurício Ughini, fala que o mais importante é a integração das instituições, “esse contato dos alunos de outras instituições e a oportunidade de trabalharem juntos, faz parte do network de um bom advogado”, ainda de acordo com o professor, “parabenizo a dedicação de todos os envolvidos pelo esforço, por entrarem em contato uns com os outros, nós, como professores, depositamos toda a esperança do nosso futuro neles, porque sabemos que muito rapidamente eles estarão trabalhando junto conosco, alguns como juízes, outros como promotores e muitos como advogados. Estou grato por eles estarem aqui participando, pois assim conseguimos passar além do conteúdo da dogmática jurídica, um pouquinho de honestidade, lealdade, princípios básicos que a gente acha que são necessários para a nossa vida e tem desaparecido”, finaliza.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024