2021
dez
09
Evento

I Simpósio Luso Brasileiro de Direito recebe mais de 50 alunos

Na noite desta quarta-feira, 09, o curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu o I Simpósio Luso Brasileiro de Direitos Humanos no Tribunal do Júri da Instituição e contou com a participação de mais de 50 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito e Engenharia de Produção.

Com o tema “Direitos Humanos Transnacional: Violência de Gênero: Violências na Liberdade, Violências no Cárcere”, o evento contou com o apoio do Núcleo de Internacionalização e teve como palestrante o professor mestre Marco Ribeiro Henriques, de Portugal, que destacou o quão essencial é o tema para a formação acadêmica.

“Eu penso que é muito importante participar na formação dos jovens que estão na graduação, inclusive não somente os que estão em Direito, pois esses são desafios da sociedade e trazer as experiências práticas, as visões, fora do lugar teórico da Universidade é fundamental para a construção de cidadãos profissionais mais capacitados para a interdisciplinaridade. Penso que são temas e inquietações muito atuais, e, portanto, neste sentido quero parabenizar também este evento por esta pertinência e desafiar a todos a não ficarem quietos sobre esses problemas e que se manifestem”, afirmou o palestrante.

Para o acadêmico do nono período do curso de Direito, Samuel Rodrigues Tavares, o encontro rendeu grandes aprendizados. “Esses eventos que envolvem essa temática de Direito Penal e Humanos, que engloba todo o cenário tanto crítico a respeito do sistema carcerário, como também mostrar a aplicação do Direito enriquece o conhecimento e o desenvolvimento da nossa análise crítica”, ponderou o estudante.

O coordenador do curso de Direito e organizador do evento, professor mestre Eric Migani, pontou a motivação para fomentar a discussão do tema no meio acadêmico. “Esse tema é transversal à maioria dos cursos da nossa Instituição. Nós tivemos a oportunidade de encontrar o professor Marco que tem pesquisa na parte de Direitos Humanos, especificadamente na área carcerária, e ele trouxe essas questões para serem discutidas com os nossos alunos. Esse é um tema que se apresenta como uma fragilidade brasileira e foi uma oportunidade de saber como é o sistema prisional em Portugal e como isso pode nos auxiliar a propor a mudança da realidade social”, disse o coordenador do curso Eric Migani.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos