out

I Jornada de Iniciação Científica e de Extensão superam expectativas nas produções

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Faculdade Católica do Tocantins – FACTO – promoveu a I Jornada de Iniciação Científica e a I Jornada de Extensão, que teve por objetivo fundamental a divulgação de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação, estagiários e bolsistas (PIBIC/CNPq, PIBIC/FACTO e outros).

Os dois eventos, iniciação científica e extensão, possuem caráter científico, multidisciplinar, e foram propostos pela Vice-Direção de Ensino Pesquisa e Extensão. Para a Vice-Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão da FACTO, Profª Mestra Maria Rosa, “a realização deste evento tem uma grande importância, pois incentiva a participação dos acadêmicos que estão envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão em conjunto com professores da FACTO.”

Na noite de abertura do evento, a comunidade da FACTO teve o privilégio de assistir a palestra magna com o Prof. Dr. Pedro Demo, autoridade em produtividade de Pesquisas, haja vista, a sua vasta experiência acadêmica e profissional. Pedro Demo é considerado como um dos mais importantes intelectuais da área de educação do país e é consultor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT -, desde 2008.

Estiveram presentes na solenidade de abertura da I Jornada de Iniciação Científica e de Extensão, o Secretário da Ciência e Tecnologia do Tocantins, Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira, e Diretora Técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Mestra Vilma Perini, representando a Presidente da Fundação, Andrea Stival.

Iniciando os trabalhos da noite do dia 27, a Comunidade da FACTO contou com um dos momentos mais marcantes do evento, o momento cultural (recital: piano e voz), com as participações dos poetas: Odir Rocha, Célio Pedreira e Francisco Perna Filho; os quais levaram o público a navegar num oceano de sentimentos, emanados por suas poesias, embalados pela doce melodia do piano, regido pela musicista Aline Martins.

Ao final do recital, os poetas presentearam a Instituição com livros de autores tocantinenses, sendo estes entregues pelo Membro da Academia de Letras Tocantinense, o escritor Mário Ribeiro Martins, e recebidos pela Diretora Geral da FACTO, Prof. Mestra Clarete de Itoz.

Em continuidade aos trabalhos, a Profª. Mestra Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Palmas, ministrou uma palestra sobre Extensão Universitária.

Encerrando as atividades do dia 27, houve a apresentação dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq e PIBIC/FACTO e dos projetos de Extensão, por meio de painéis expostos no hall de entrada da Unidade II da Faculdade Católica do Tocantins.

A quantidade de produções de pesquisas realizadas pelos discentes, docentes, pesquisadores internos e de outras Instituições, superaram as expectativas da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e, em breve, a Faculdade Católica do Tocantins terá a satisfação de apresentar o resultado das 54 pesquisas realizadas.

Clique aqui para visualizar as fotos do evento.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day