Hackathólica agita o UniCatólica com inovação e networking

Nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2024, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi palco do 1º Hackathólica, evento inovador que promoveu um verdadeiro mergulho no universo da tecnologia e do empreendedorismo. Organizado pelo curso de Engenharia de Software, o Hackathólica reuniu acadêmicos, entusiastas de tecnologia e profissionais para três dias repletos de atividades dinâmicas, como palestras, competições de desenvolvimento, torneios de jogos eletrônicos e atividades recreativas. O evento contemplou ainda temas importantes como mobilidade urbana, meio ambiente, saúde mental, educação, segurança, e esporte, incentivando os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas que possam melhorar a qualidade de vida no planeta.

Para a coordenadora do curso, professora Ma. Stephany Moraes Martins, o Hackathólica foi planejado para oferecer uma experiência completa, permitindo que os participantes consolidassem na prática as técnicas aprendidas em sala de aula. “O evento é fundamental para que os estudantes desenvolvam habilidades interpessoais, como liderança, gestão do tempo e tomada de decisão, além de ampliar o networking entre acadêmicos e a comunidade externa. Queremos que eles saiam daqui mais preparados para os desafios do mercado”, destacou.

Entre os participantes, a estudante do 4º período, Fernanda Galvão Marçal, que participou pela primeira vez de um hackathon, ficou entusiasmada com a oportunidade. “Essa é a primeira vez que participo de um hackathon, e está sendo uma experiência incrível para desenvolver minhas habilidades práticas em TI. O apoio dos monitores tem sido fundamental, e o evento me deu uma nova visão de como transformar ideias em soluções comerciais viáveis para o mercado. Acredito que mais eventos como esse são essenciais para fortalecer o nicho de tecnologia na nossa região”, afirmou.

Já a estudante Francielle Lima Lustosa destacou sua participação em uma palestra que discutiu a evolução do design UX/UI. “Durante a apresentação, abordamos como o papel do designer UX/UI evoluiu, saindo de um foco puramente estético para se tornar uma função estratégica no mercado atual. Mostramos aos estudantes como iniciar suas carreiras no UX/UI, destacando as soft e hard skills necessárias, além da importância da comunicação e adaptação em equipes multidisciplinares. Foi uma experiência incrível ver o interesse dos estudantes, muitos já enxergando o UX/UI como uma carreira promissora”, comentou Francielle.

O professor Rivaldo, organizador do Hackathólica, reforçou a importância do evento para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. “Estamos muito felizes em promover esse evento. O Hackathólica é fruto da sintonia de professores e alunos. Muito mais do que uma competição de desenvolvimento de software, ele é um espaço onde inovação, diversão e networking se encontram. Além do hackathon, tivemos palestras, torneios de jogos eletrônicos, recreação e uma apresentação ao vivo da banda Terra 2. Queremos que os nossos estudantes, além de aprender e inovar, aproveitem para se conectar com outros entusiastas, expandindo suas redes e trocando ideias”, concluiu Rivaldo.

Publicado por Luma Marinho

10 outubro 2024
Estudantes de Direito Realizam Visita à Unidade Penal Feminina
08 outubro 2024