Institucional
Faculdade Católica do Tocantins sedia Semana Global do Empreendedorismo
O jovem empresário Fauster Balestra abriu o Bate Papo Especial da Associação dos Jovens Empreendedores do Tocantins (Ajee – TO) em parceria com a Faculdade Católica do Tocantins. O evento, que integra a programação nacional da Semana Global de Empreendedorismo uma série de atividades está sendo realizada em todo o Brasil, com objetivo de estimular a busca pelo empreendedorismo na juventude.
Em Palmas o evento acontecerá até o dia 14 e os estudantes participarão de bate-papos especiais, nos três dias da programação, com jovens empreendedores de três empresas de Palmas. Na noite de hoje, terça-feira, 13, os acadêmicos da Faculdade Católica terão a oportunidade de conhecer as histórias de empreendedorismo de José Ernesto Betelli, proprietário do Bar e Restaurante Mumbuca. Na quarta-feira, 14, o caso em destaque será o do crescimento de Diego Passoni, sócio e proprietário da Rede Buffalos de Restaurantes.
Com 26 anos, Fauster Balestra– que é sócio-proprietário de três empresas ligadas ao agronegócio e a transporte – apresentou para acadêmicos do Curso de Administração a história de suas empresas e sua história pessoal. Ao contar sua trajetória, o jovem empreendedor destacou que obstáculos e barreiras existem, mas que é importante que elas sejam ultrapassadas. “Quanto mais você crescer maior serão suas dificuldades com relação a aquilo que você não conhece. A cada passo dado várias pessoas ficam para traz”, destacou Fauster após contar que começou sua história empresarial aos 6 anos de idade vendendo geladinho na escola.
Fauster disse ainda que a sua história com o agronegócio começou há onze anos. “Meu pai tinha plantado uns cocos na fazenda e tinha dificuldades em encontrar uma pessoa para vender para ele. Pedi a oportunidade para mim. Ele me deu. E tudo começou”, explicou ao contar que no primeiro dia não chegou a vender doze unidades.
Três anos depois o empreendimento já havia conquistado espaço e estava em amplo crescimento. “Foi aí que eu fiz uma proposta pro meu pai e comprei a fazenda. Passei a ver o meu negócio de venda de coco como uma coisa séria. Hoje a empresa está entre os três maiores fornecedores do Estado”, disse ao explicar que atende o Pará, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Fauster Balestra acrescentou ainda que foi a necessidade de buscar crescimento na produção que fez com que ele apostasse no desenvolvimento de software voltado para a leitura de análise de solo. “Hoje eu sou o maior produtor individual de coco por pé do Brasil, na espécie Coco Anão sem modificação genética”.
Segundo o empreendedor foi o conhecimento logístico da região, trazido pelo trabalho de entrega dos cocos, que fez com que outras portas se abrissem para ele. “Um amigo de São Paulo precisava de gente para transportar e distribuir seus produtos no Tocantins. Falei para ele que topava”. Também graças à entrega dos seus produtos que Fauster abriu a sua terceira empresa, que é uma distribuidora.
O Bate-papo de negócios
Para Mércia Fernanda Moraes, presidente da Ajee no Tocantins, a ação tem o objetivo de estimular o jovem a empreender por meio do contato com jovens que são sucesso no mercado empresarial. “A proposta é mostrar que é possível, que pode dar certo”, disse.
Já o coordenador do Curso de Administração da Faculdade Católica no Tocantins, André Raposo, destacou que a parceria para a realização do evento é produtiva. “A atividade consolida um dos propósitos do Curso de Administração que é o fomento ao empreendedorismo por meio de ações que despertem nos acadêmicos uma tomada de consciência sobre as características do
comportamento empreendedor”,finalizou.
A Semana Global do Empreendedorismo
Entre os dias 12 e 18 de novembro, milhares de atividades serão realizadas por todo o Brasil, e em outros 120 países, para
inspirar pessoas e explorar o potencial de empreendedores. No Brasil, grandes competições, discussões com especialistas, palestras inspiradoras, mobilização nas ruas e pequenos eventos de networking, envolverão empreendedores, estudantes,
curiosos, entusiastas, mentores, empresários e investidores, com o objetivo deixar o país mais empreendedor.
A Semana Global do Empreendedorismo foi criada em 2008 com o apoio do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brow. No Brasil, a Semana Global mobiliza mais de 1,7 milhão de pessoas a partir de uma rede de 540 parceiros por todo o país.
Publicado por Ana Claudia Richardelli