Sobre a Extensão

A Extensão no UniCatólica é entendida como uma construção social e também uma construção e (re)construção de conhecimentos, envolvendo a participação de diferentes atores, não estando restrita a pares. Abrange uma diversidade de público: além de estudantes e professores, o público externo (pessoas da comunidade e de instituições), com culturas, interesses e níveis de educação diferenciados. Portanto, estabelece uma interlocução com a comunidade externa para identificar problemas, informar, capacitar e propor soluções úteis para e com a população, com vista a transformação de um determinado contexto/situação.

Considera-se extensão como toda prática acadêmica de natureza cultural, educativa, artística, científica e técnica, relacionada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, com vistas ao desenvolvimento econômico, cultural e social, por meio da interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade na qual está inserida.

OBJETIVOS DA EXTENSÃO

A extensão no UniCatólica segue as Diretrizes Nacionais e tem como objetivos:

I – a contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável;
II – o estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os diversos setores da sociedade palmense e região, respeitando e promovendo a interculturalidade;
III – a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social da instituição com as diversas áreas, em especial, com a educação em direitos humanos; educação para a terceira idade; educação e políticas de gênero; educação das relações étnico-raciais e histórias das culturas afro-brasileira, africana e indígena; educação ambiental e ecologia integral.
IV – a promoção da reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa;
V – o incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade local, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural;
VI – o apoio em princípios éticos que expressem o compromisso social do UniCatólica;
VII – a atuação na produção e na construção de conhecimentos, atualizados e coerentes, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, com a realidade local, regional e nacional.

As Linhas de Extensão

Os estudos a serem desenvolvidos nesta linha de extensão abordam os princípios da sustentabilidade com ênfase nos quatro elementos do Desenvolvimento Sustentável — sociedade, ambiente, economia e cultura. A finalidade é realizar atividades de extensão que busquem definir e operacionalizar um modelo de desenvolvimento sustentável fundamentado no tripé do desenvolvimento social e no equilíbrio e conservação ambiental.
Compreende ações e estudos voltados para a promoção de uma cultura de defesa e respeito aos direitos humanos estimulando a formação de cidadãos profissionais preparados e conscientes para a promoção de mudanças com visão crítica do processo de transformação socioeconômico-político, capaz de proceder à defesa da justiça e dos direitos humanos.