maio

Estudantes tem curso para entender a Arquitetura e Urbanismo

Aconteceu na noite de ontem, 02, no auditório da Católica o curso “Entendendo a Arquitetura e Urbanismo”. O curso teve como público estudantes do Ensino Médio, e estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Católica e outros instituições de ensino.

Durante a palestra, ministrada pela coordenadora do curso, Professora Mestra Vanessa Cassol, os futuros vestibulandos conheceram sobre a profissão do arquiteto e urbanista.   A professora também falou sobre a estrutura do curso na Católica do Tocantins que conta com ateliê, pranchetas e equipamentos de primeira geração.

Quem escolhe fazer o curso de arquitetura e urbanismo recebe o grau de arquiteto e urbanista. “Um não anda sem o outro. A arquitetura é o micro espacial. O urbanismo é o macro”, explicou Vanessa.

O profissional da arquitetura precisa enxergar o amplo, o macro, e ter uma visão geográfica para depois traçar algo mais micro. Nas duas áreas é trabalhado o desing que precisa estar adequado às questões climáticas e também geográficas.

Os estudantes também conheceram as funções do arquiteto e urbanista, que são: planejar, projetar (desenhar), gerenciar, executar e fiscalizar. “No processo de planejamento é preciso que o profissional traça todo o projeto: se ele é viável, belo, confortável, o impacto que ele traz para a cidade, o local onde será inserido”, explicou a professora.

A professora também explicou sobre os tipos de projetos em que um arquiteto e urbanista pode trabalhar. “O arquiteto e urbanista pode trabalhar em projetos residenciais, industrial, institucionais, de restauro e comercial. No último, o projeto de arquitetura tem o poder de influenciar nas vendas, trazendo ou perdendo clientes. Por isso, é importante que o profissional estude qual é a finalidade do projeto”, disse Vanessa.

O arquiteto e urbanista também pode trabalhar em projetos específicos da arquitetura, como: iluminação, paisagismo, acústica, térmicas, obras, fachadas, monumentos, edifícios horizontais, edifícios verticais, e também do urbanismo como praças e bosques.

Durante o evento, os estudantes aprenderam como apresentar um projeto para seus clientes, e também realizaram uma atividade prática com papel manteiga em uma planta baixa, que teve como objetivo o entendimento da profissão, destacando a área do “layout”.

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day