Estudantes fazem treinamento para funcionários da Ascabras

Funcionários da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Cabra de Palmas (Ascabras) estiveram na tarde de ontem, 12, na Unidade II da Faculdade Católica do Tocantins onde participaram de um treinamento, com a finalidade de padronizar os procedimentos operacionais da linha de produção do laticínio. O treinamento faz parte do Projeto de Extensão: “Projeto de Orientação Técnica as Atividades Agropecuárias e de Recuperação de Áreas Degradadas aos Produtores Rurais do Assentamento Loteamento Coqueirinho nas Instalações da Unidade II da Faculdade Católica to Tocantins” orientado pelos Professores Mestres, Antonio Sabino e José Lopes juntamente com os bolsistas de extensão universitária do curso de Zootecnia e estudantes do 10º período dos Cursos de Agronomia e Zootecnia.

Quem realizou o treinamento foram os estudantes do 10º período, através das apresentações de cartilhas de boas práticas de fabricação de queijo, bebida láctea, higiene operacional, higiene pessoal e higiene das instalações industriais.

Segundo o Professor Mestre José Antonio Sabino, os estudantes visitaram o laticínio para montar os procedimentos que foram apresentados. “Os estudantes foram até o laticínio para conhecerem suas instalações e identificar as necessidades do local para assim produzirem o Manual de Boas Práticas de Fabricação que deve também estar de acordo com o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. O Manual é a junção da cartilha de cada um, dos 5 (cinco) grupos apresentados e o mesmo integrará o acervo da nossa biblioteca”, explicou o professor.

Os funcionários da Ascabras comentaram a importância do projeto. “Foi muito interessante. Aprendemos como melhor fazer o manuseio dos alimentos e também a limpeza para a fabricação”, comentou a funcionária Erdilane da Silva Pinheiro. O funcionário Paulo Rocha completou a fala da funcionária dizendo que este tipo de trabalho é de conscientização. “Este tipo de procedimentos parte da conscientização de cada um, e com certeza que muitos mudaram seus hábitos, para melhor, depois deste treinamento”, completou Paulo.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo