2019
maio
28
Empreendedorismo

Estudantes desenvolveram soluções para Grupo Jorima durante Madrugada Empreendedora

Acadêmicos da Católica do Tocantins passaram a madrugada de sábado criando soluções dos problemas apresentados pelo Grupo Jorima. O evento começou na noite do dia 24, finalizando na manhã do dia 25, com 42 participantes dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção.

Durante a abertura da “Madrugada Empreendedora”, o CEO do Grupo Jorima, Joseph Madeira, ministrou uma palestra sobre Empreendedorismo, contando sua trajetória profissional, desde a chegada em Palmas com pouco dinheiro no bolso, até o cargo de presidente da Associação Industrial e Comercial de Palmas (Acipa).

“Como empreender no cenário atual? Temos que olhar para as coisas boas, assim a semente brota em nosso coração e se frutifica. Olhar os bons exemplos, as coisas simples. Enxergar que a crise é só uma oportunidade de crescimento”, incentiva Joseph.

O grupo Jorima mostrou a estrutura, equipe e projetos inovadores realizados por eles. Após a apresentação, foram lançados 3 desafios para os participantes: redefinição da missão, visão e valores – planejamento estratégico (BSC); identificação/modelagem de software e gestão integrada voltada para o segmento de terceirização de mão de obra (asseio e conservação, segurança privada); buscar/elaborar uma fundamentação para dedução do ISSQN da base de cálculo do PIS e Cofins, nos contratos de terceirização de mão de obra (asseio e conservação, segurança privada).

A partir dos desafios, os grupos iniciaram os trabalhos durante a madrugada, com pausas para socialização com os professores de plantão, dinâmicas e lanches.

Os jurados avaliaram os critérios: adequação ao tema (2 pontos); criatividade/potencial de inovação (2 pontos); motivação da equipe (2 pontos); apresentação da solução ao júri (pitch), com duração de 5 minutos por equipe (2 pontos); fundamentação/profundidade (2 pontos).

A equipe ganhadora levou o prêmio de 2 mil reais, e foi composta por: Edfran Cardoso, Paulo Henrique Almeida e Ana Paula Oliveira, do curso de Administração; Gabriel de Souza, de Arquitetura e Urbanismo; Daniel Arrais, de Sistemas de Informação; e Lucas Martins, do curso de Agronomia.

Para Ana Paula, uma das vendedoras, a competição foi um diferencial. “Estou me dedicando, e ganhar esse “startup” foi uma vitória pessoal e profissional. Hoje estou colhendo frutos da minha escolha. Estou muito feliz! ”.

Participaram do júri, os profissionais: Euzamar Viana Macedo Júnior, Alan Sousa Cardoso, Mirian Carla de França Martins, e Joseph Madeira.

O evento foi organizado pela professora Ana Maria dos Santos, coordenadora de Administração e pelo professor mestre Valtuir Soares, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e contou com a colaboração dos seguintes professores: Lidiane dos Santos, Marcos Jair, André Raposo, Flávio Pacheco, Wellington Gomes, William Dias, Maria Joaquina, Mábio Borges, José Fernando e André Pugliesi.

 

Publicado por Jordania Negreiros Mota

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos