Estudantes de Engenharia Civil realizam visita em obras de Saneamento em Goiás

No dia 20 de agosto, os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins realizaram visitas técnicas em algumas empresas de Saneamento em Aparecida de Goiânia – GO, acompanhados pelo coordenador do curso, professor mestre Leonardo Furtado.

Na empresa BRK Ambiental, os acadêmicos visitaram a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Santo Antônio, onde verificaram a operação da estação e suas obras de ampliação. Os aspectos técnicos, materiais e equipamentos abordados nessa visita foram: gradeamento, desaerador, reator anaeróbio, filtros biológicos, estação elevatória, leitos de secagem, ataque corrosivo de gás sulfídrico no concreto, cobrimento do concreto e proteção de fibra de vidro contra tais ataques, mídias biológicas filtrantes, programação de manutenção, expansão de rede e controle de estoques em obras de saneamento.

Na empresa Metropolitana Ambiental, os acadêmicos conheceram um aterro sanitário em sua fase final de obra. Nessa visita, foram observados os seguintes aspectos técnicos: geomembrana para aterro sanitário, escalonamento e compactação de resíduos sólidos urbanos, tratamento de chorume, composição de gases gerados em aterros sanitários (metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2), hidrogênio (H2), oxigênio (O2) e gás sulfídrico (H2S)) e consequente aproveitamento e/ ou queima desses gases.

“Agradeço as empresas BRK Ambiental e Metropolitana Ambiental por disponibilizar seus equipamentos e profissionais em visitas técnicas que têm o único propósito de enriquecer a formação acadêmica e profissional de nossos discentes”, disse o professor Leonardo.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes