nov

Estudantes de agrárias e politécnicas realizam o Enade 2023

Os estudantes concluintes dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no último domingo, 26.

A preparação do UniCatólica para o Enade é desenvolvida durante toda a estadia do estudante na instituição, explica a Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Yara Gomes Corrêa. “Todos os nossos cursos têm planos de melhorias que são monitorados anualmente a partir dos resultados de um simulado integrado. Semestralmente, todos os cursos fazem simulados com questões do modelo Enade. Esse simulado é elaborado pelos professores a partir de uma matriz de intencionalidade que é determinada através de estudos de diagnóstico, feitos pelos coordenadores e pelo Núcleo Docente Estruturante de cada curso”, finaliza.  Esses simulados são sistematizados pela comissão Pró-Enade que avalia desde a diagramação até as revisões da prova, além de um parecer técnico-metodológico realizado pelo Núcleo de Apoio Didático Metodológico. Todo esse processo é supervisionado pela pró-reitoria acadêmica.

Estudantes foram recebidos em um espaço acolhedor com almoço, snacks e bebidas.

Além dessa preparação, ainda há atividades motivacionais para que o estudante crie a consciência de valorização do diploma através do exame com uma estrutura de acolhida e apoio aos enadistas no dia da prova. Esse ano, os estudantes foram recebidos pela reitora Dra. Andrea Carla Alves Borim, a pró-reitora acadêmica Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo, professores, coordenadores dos cursos, e colaboradores em um espaço acolhedor com almoço, snacks e bebidas. “A nossa expectativa é que eles alcancem o melhor desempenho possível na prova resultando em uma nota que expresse a excelente qualidade de ensino que oferecemos na nossa instituição”, declarou a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Ludmila Benedetti.

Estudantes, docentes e coordenadores de curso esperam nota máxima

Após o exame, são analisados os microdados, liberados pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos. No último exame, realizado em 2022, o UniCatólica recebeu nota 5 no curso de Pedagogia, sendo, dessa forma, o único curso da região norte com a nota máxima pelo Ministério da Educação.

Estudantes recebem apoio de toda a equipe UniCatólica

O estudante de Engenharia Ambiental Raifran Roberth Queiroz de Lemos está confiante nos bons resultados e destaca a importância do exame. “O Enade é uma oportunidade para o estudante estar envolvido nesse processo de validação do conhecimento adquirido, das capacidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso e proporciona o entendimento do que o mercado vai exigir de mim enquanto profissional através dos conteúdos exigidos na prova”, relata o acadêmico com otimismo.

Publicado por Luma Marinho

01 julho 2024