jun

Engenharia de Software realiza ação de capacitação digital

No último sábado (08), acadêmicos do sétimo período do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) deram início ao projeto de extensão “Capacitação Digital para Alunos do Ensino Médio”. O primeiro encontro reuniu cerca de 150 estudantes do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas.

Sob a orientação da professora Dra. Leila Dias, os acadêmicos compartilharam conhecimentos sobre ferramentas digitais com os alunos do ensino médio. A iniciativa que faz parte da disciplina de faz parte da disciplina de Cooperação, Humanismo Solidário, Redes e Comunidades, que é uma disciplina institucional vinculada ao núcleo humanístico da Pastoralidade. “Os estudantes têm que desenvolver um projeto social nessa disciplina”, explica a docente.

Acadêmicos do sétimo período de Engenharia de Software realizam ação sob orientação da docente, Dra. Leila Dias.

“Foram divididos dois grupos, um deles foi para o Centro de Ensino Médio Tiradentes fazer uma oficina de cidadania com os estudantes do terceiro ano”, afirmou. O evento foi realizado durante uma mostra científica na escola estadual. “Os acadêmicos ensinaram os estudantes a se registrar no portal do governo federal (gov.br) e a entender questões relacionadas ao título eleitoral, bem como as possibilidades que a plataforma oferece para eles em termos de integração nesse sistema”, explicou Leila.

Ela acrescentou que, atualmente, muitas ações são realizadas através do portal do governo. “Eles instalaram o aplicativo no celular e aprenderam a mexer nele. Isso, com certeza, terá um impacto muito bom, pois provavelmente os pais deles não conhecem essas funcionalidades e agora vão aprender com os filhos”, destacou.

Na ocasião, os acadêmicos apresentaram uma oficina de capacitação digital para alunos do ensino médio.

Capacitação Integral

O projeto foca em quatro pilares: Educação, Profissional, Direitos Humanos e Cidadania, e Serviços Gerais, apresentando ferramentas digitais, muitas delas oferecidas pelo governo, para informar e preparar os estudantes para os desafios contemporâneos. A iniciativa busca impactar a vida destes jovens, proporcionando uma compreensão mais profunda e prática das tecnologias digitais e seus benefícios. Com essas habilidades, os alunos estarão mais preparados para ingressar no mundo acadêmico, explorar oportunidades de carreira, conhecer e exercer seus direitos como cidadãos, e gerenciar suas responsabilidades diárias com maior eficiência. Na ocasião, foram distribuídos aos estudantes presentes panfletos informativos com um checklist, fornecendo recursos práticos para uso contínuo.

Impacto

“Este projeto prepara os alunos para o mercado de trabalho, como o uso da carteira de trabalho digital, e para desafios acadêmicos futuros com o programa Aprenda Mais. Promove a inclusão digital e reduz a desigualdade no acesso à tecnologia. Foi muito gratificante desenvolver este projeto, pois pudemos ajudar futuros acadêmicos a se prepararem para os desafios profissionais e acadêmicos que todos enfrentamos quando acabamos de sair do ensino médio”, ressaltou Guilherme Oliveira, acadêmico que participou da ação.

A avaliação do projeto será feita com visitas regulares à escola, pesquisas de satisfação online e análise de dados coletados, garantindo um monitoramento eficaz das atividades realizadas.

Publicado por Lorenna Costa

Curso de Zootecnia realiza 2ª edição do Pet Day
19 junho 2024
Psicologia promove palestra sobre infodemia e fake news