2012
fev
23
Institucional

Diretora da Católica participa de aula magna

A Diretora-Geral da Faculdade Católica do Tocantins, professora Clarete de Itoz, realizou na manhã desta quinta-feira, 23, a aula inaugural do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo. A aula magna proferida pela diretora da instituição abriu o ano acadêmico do Seminário.

Participaram do evento o Arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito,  Dom Romualdo, da Diocese de Porto Nacional,  Dom Rodolfo, da  Diocese de Cristalândia, além do diretor da Academia do Seminário, padre Eduardo Zanom. Cerca de 60 seminaristas assistiram à aula magna.

A professora Clarete de Itoz abordou o tema Faculdade Católica do Tocantins: Missão, Cenários e Desafios. Entre as questões levantadas, a Diretora-Geral da Instituição mostrou a importância de educar pessoas num mundo em constante mutação. “Muitas vezes as pessoas ficam a mercê da capacidade para distinguir o que é verdadeiro e bom daquilo que não é, nem sempre dispõem de pontos de referência religiosa e moral para assumir posição independente e justa, perante as mentalidades e costumes dominantes”, enfatizou a educadora.

A Diretora-Geral da Católica encerrou a sua aula com um texto extraído do livro, Tenho sede, eis o meu lema!,  do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro. Abaixo, segue um trecho lido pela professora, Clarete de Itoz:

Tenho sede de árvore boa

Diz Jesus que é pelos frutos que se conhece uma árvore: “uma árvore boa não produz frutos ruins e nem uma árvore ruim produz frutos bons” (MT 7, 15-20)

Nós sabemos disso, mas pouco o consideramos no nosso dia-a-dia: na árvore da vida também nós só produzimos aquilo que somos. Tem gente por aí tentando produzir frutos diferentes de sua árvore. Não adianta querer produzir frutos de outra natureza se nós somos desta espécie.

Não adianta querer produzir frutos de santidade quem não é santo. Não adianta querer produzir frutos missionários quem não é missionário.

 SAIBA MAIS

O livro Tenho sede, eis o meu lema!,  escrito  pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, foi recémlançado na Capital e conta com a parceria da Faculdade Católica do Tocantins e da Comunidade Obra de Maria. De acordo com Dom Pedro, o livro tem como objetivo levar a pessoa a uma reflexão sempre lembrando do amor de Deus e dos ensinos deixado por Jesus.

A ideia de escrever o livro surgiu, segundo Dom Pedro, quando comandava um programa de rádio, de segunda a sexta-feira, a Rádio Cultura FM 105,9, em São Raimundo Nonato – Piauí. Os textos são frutos de sonhos e meditações das leituras e meditações realizadas pelo Arcebispo.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

01 julho 2024
Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day
26 junho 2024
8ª edição do Agrárias Chef traz sabores dos estados brasileiros
24 junho 2024
Estudantes são premiados em Competição de Pontes de Palitos