Direito promove palestra sobre representatividade feminina

Na última quinta-feira, 31 de agosto, estudantes de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) se uniram em um encontro especial no auditório da instituição. A ocasião foi a Aula Inaugural do curso, cujo foco foi aprofundar o debate sobre “Mulheres, Direito e Representatividade”.

O evento foi conduzido por um grupo de mulheres que ocupam cargos públicos de liderança no sistema de Justiça no Tocantins, a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Tocantins, Dra. Renata do Nascimento e Silva; a Procuradora de Justiça, Dra. Maria Cotinha Bezerra Pereira; e a pesquisadora em Direito Internacional Privado, Paullyne Rocha V. Figueiredo.

O objetivo foi proporcionar uma plataforma para discussões fundamentais sobre o papel das mulheres no campo do Direito e como elas podem atuar na busca por um sistema de justiça mais igualitário e representativo, conforme pontua o coordenador e professor Mestre Eric Migani. “A grande missão do evento foi conferir um olhar aos nossos acadêmicos e à comunidade externa presente, mostrando como a mulher foi historicamente oprimida e excluída não apenas no sistema de justiça, mas também em vários setores sociais. Foi um momento de fala, um momento de discussão”, enfatizou Eric.

A Procuradora de Justiça, Dra. Maria Cotinha Bezerra Pereira enfatizou a responsabilidade da justiça em relação às mulheres no âmbito do poder, destacando o artigo 3º da Constituição Federal, que estipula a necessidade de “construir uma sociedade livre, justa e solidária”, baseada na “promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Durante o evento, também se abordou a participação das mulheres no contexto da pesquisa científica em Direito, conforme pontuou a pesquisadora em Direito Internacional Privado, Paullyne Rocha V. Figueiredo. “As mulheres tiveram e têm até hoje, muitas vezes, sua capacidade contributiva para a ciência questionada e diminuída. O nosso caminho é mais árduo, mas ele é percorrido por nós, pesquisadoras, com toda a força e resiliência. A pesquisa científica muda o mundo e nós fazemos parte disso”, finalizou a pesquisadora.

Experiência educativa para acadêmicos

Tânia Costa Moreira, atualmente no sexto período do curso, enfatizou que eventos como este ressaltam a importância de as mulheres almejarem posições de destaque na sociedade. “A luta por uma sociedade justa e igualitária é de todos e o conhecimento tem papel fundamental nesse processo. Desde já parabenizo a instituição pela iniciativa e agradeço a sensibilidade em entender que a nossa formação não se dá unicamente em sala de aula”, compartilhou Tânia.

Para o acadêmico do quinto período de Direito, Vinícius Vieira Cupim, a aula inaugural proporcionou conhecimentos jurídicos valiosos. “Fomos encorajados a combater o machismo arraigado nas diversas esferas sociais, a fim de consolidar o princípio constitucional da igualdade entre homens e mulheres. Por fim, resta-nos, enquanto estudantes desta casa, apenas gratidão e anseio por mais momentos como este”, frisou o estudante.

Publicado por Lorenna Costa

01 julho 2024