Curso de Zootecnia do UniCatólica promove 2ª edição do Pet Day

O Curso de Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou no dia 22/06, a 2ª edição do Pet Day. O evento gratuito foi sediado no Capim Dourado shopping das 10h às 22h e teve como objetivo levar informações a respeito da saúde e cuidado com os pets para toda a comunidade. A ação impactou mais de 2.000 pessoas e contou com a presença das ONGs Adota Petss e Arca da Vida que disponibilizaram animais para adoção responsável e da Cinotenia (adestramento para cães de Polícia) da Polícia Militar do Tocantins.

“Os estudantes de zootecnia estiveram presentes conscientizando e informando a respeito da criação de animais de companhia e sobre os problemas que podem acarretar tanto a desnutrição quanto a obesidade desses animais”, explicou a professora Dra. Angélica Pedrico.

Os estudantes de Zootecnia estiveram no local fazendo a distribuição de panfletos educativos, conversando com o público e auxiliando no processo de adoção dos bichinhos. “É um projeto muito importante, pois como Zootecnistas, temos o dever de passar conhecimentos para os criadores de pets, principalmente agora no verão que temos que ter alguns cuidados especiais. Além disso, é uma experiência a mais esse convívio com a população para tirar as dúvidas da comunidade”, declarou o estudante Jarlles Marks Teles da Silva.

A apresentação do grupo de operações especiais com cães da Polícia Militar chamou bastante atenção dos transeuntes e falou sobre a importância desses cães na segurança da comunidade. “Agradecemos o convite de ter os nossos cães presentes no Pet Day para, por meio da apresentação com o cão de proteção, conscientizar sobre os cuidados básico de manejo com esses animais”, disse o Primeiro-Sargento Wandemberg Sendeski Lucas de Barros.

O ponto alto do evento foi a presença de filhotes para adoção. Os interessados receberam orientações e assinaram termos de responsabilidade antes de levarem os cãezinhos para um novo lar. “Achei muito lindo o trabalho, os animais são super cuidados, os voluntários super atenciosos e tira todas as nossas dúvidas! Experiência inexplicável!” elogiou Flávia Lustosa que deu um lar para um dos cachorrinhos disponíveis. A feira de adoção aconteceu graças a parceria do UniCatólica com as ONGs Arca da Vida e Adota Petss que disponibilizaram os filhotes e cuidaram das entrevistas para entender se os interessados estavam aptos para receber o novo morador em casa. “Para nós do Adota Pets, participar da segunda edição do Pet Day foi uma satisfação muito grande e uma maneira de termos mais visibilidade para doarmos os nossos bichinhos. Então, temos muito a agradecer a equipe do Unicatólica. Ficamos muito gratas com a parceria” agradeceu Raquel Scarparo, responsável pela Adota Petss. Já para Giane Oliveira da Arca da Vida, ações como essas são muito importantes para que as ONGs continuem recebendo os bichinhos para a adoção. “Agradeço ao UniCatólica por terem me incluído no Pet Day. Precisamos de espaço como esses para que possamos ajudar outros animais, tirando-os da rua para colocá-los em lugares seguros”, finalizou.

Além de todas as atividades, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de mostrar os projetos que tiveram grande destaque no desafio X: a DogX, uma casinha projetada para o bem-estar animal e o Bento Seat, que auxilia a adaptação de cãezinhos com deficiências.

Publicado por Luma Marinho

26 junho 2024