2017
abr
19
Geral

Curso de Engenharia Civil realizou o segundo dia de mesa redonda

Aconteceu ontem, 18 de abril, o segundo dia da mesa redonda do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins com o tema “Métodos de orçamento e planejamento em obras civis: paradigma para crescimento sustentável”. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 9º período do curso.

A mesa redonda contou com a participação dos seguintes profissionais: o engenheiro civil e diretor de obras civis da prefeitura de Palmas, Joaquim de Morais; o engenheiro eletricista e diretor de infraestrutura e obras do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), João Carlos Sarri; o arquiteto e urbanista, mestre em planejamento urbano, Francisco Otaviano Merli do Amaral; o engenheiro Mecânico e coordenador do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins, Professor Doutor Joel Zukowski Júnior e o professor mestre Fernando Fernandes.

O engenheiro Jonathan Morais explicou a importância do orçamento em uma obra, as vantagens de contratar um profissional capacitado em orçamento, e especificou os péssimos hábitos das empresas quando participam de um processo licitatório. “A tabela SINAPI é uma referência, porém não significa que os preços dela são os ideais”, disse Jonathan.

João Carlos mostrou a diferença de realizar um orçamento em obras privadas e públicas, e as dificuldades das justificativas jurídicas. “A análise do orçamento no ato do edital é primordial, porque você pode impugnar, revisar e entrar corretamente no processo de licitação”, ressaltou o engenheiro.

O arquiteto Francisco do Amaral alertou aos estudantes sobre a importância de visitar o local da obra. “Observe todos os itens que estão envolvidos, pois um item pode quebrar uma obra” falou Francisco.

Segundo o coordenador do curso, professor doutor Joel Zukowski a mesa teve como finalidade trazer à tona assuntos de suma importância para o exercício da profissão. “A área de planejamento e orçamento é onde a maior parte das empresas tem sofrido e se prejudicado” disse Joel.

O organizador do evento, professor mestre Fernando Fernandes, encerrou reforçando a importância dos orçamentos. “O orçamento é uma das coisas mais importante em uma obra”, finalizou.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos