out

Curso de Enfermagem realiza primeira Cerimônia do Jaleco

Na noite de sexta-feira, 29 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou a primeira Cerimônia do Jaleco do curso de Enfermagem. O evento, marcado por muita emoção, reuniu acadêmicos dos primeiro e segundo períodos, familiares e amigos, docentes do curso, a Reitora, Dra. Andrea Carla Alves Borim, o Pró-Reitor de Administração, Me. Luiz Cesar Córdoba, a Pró-Reitora Acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo, e a Coordenação de Pastoralidade, com a presença do professor Mestre Rafael Furtado e Padre Márcio Ferdinando para um momento de espiritualidade.

O evento foi marcado por um rito de passagem que simboliza o início de uma nova jornada acadêmica. A coordenadora do curso, Alice Camarolli, enfatiza que a cerimônia do jaleco é um evento repleto de significado, onde os estudantes assumem a nobre responsabilidade de zelar pelo bem-estar e saúde de seus futuros pacientes. “Esse compromisso é a pedra angular da profissão de Enfermagem”, salienta a docente.

Durante a cerimônia, foram destacados os valores fundamentais que serão guiadores ao longo da carreira dos acadêmicos: o compromisso com a saúde e o cuidado com o próximo, o respeito incondicional por cada indivíduo, a aderência estrita à ética profissional, a conscientização da responsabilidade que carregam e o estabelecimento de sua identidade como futuros profissionais de saúde.

A coordenadora do curso conduziu uma reflexão sobre o símbolo da profissão: a lâmpada a óleo, uma homenagem a fundadora da enfermagem moderna, a britânica Florence Nightingale. “A organização da primeira cerimônia do jaleco do UniCatólica foi uma experiência emocionante e repleta de significado. Estamos criando uma tradição que perdurará por gerações de estudantes, e isso é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica. Como coordenadora, cada detalhe foi planejado com carinho e consideração para os estudantes e seus familiares que participaram do evento. Nosso objetivo era fazer com que todos se sentissem parte fundamental desse momento especial, celebrando também a união e a dedicação de nossa comunidade acadêmica em torno desses valores tão essenciais.”, frisou a docente.

Momento de emoção para os acadêmicos de Enfermagem

Na ocasião, os estudantes foram chamados um a um para vestir o seu jaleco ao lado de familiares e entes queridos, acompanhados também da coordenadora do curso. Em seguida, todos juntos, proferiram o juramento de ética profissional, assumindo o compromisso de atuar com responsabilidade e respeito.

O estudante do primeiro período, Lucas Sodré de Lima, compartilhou com emoção o entusiasmo de viver este momento. Ele disse que se sentia honrado por receber seu jaleco e que estava ansioso para essa nova fase em sua vida, como acadêmico da área da saúde. “Participar dessa cerimônia foi uma experiência única e inesquecível. Era difícil conter emoções que se misturam na hora, desde ansiedade e até o orgulho de estar ali. A cerimônia foi marcada por discursos inspiradores e motivacionais onde muitas palavras incentivaram e despertaram o desejo de se dedicar ao máximo.”, afirmou o estudante.

A estudante Mônica Gabriela Rocha Oliveira, do segundo período revelou a alegria de ter participado da solenidade “Foi uma ótima experiência e tenho certeza de que irá ficar guardado em nossas memórias cada parte dessa noite, foi muito gratificante entrar com o símbolo da enfermagem e representar todos os alunos.”, declarou a estudante.

Publicado por Lorenna Costa

01 julho 2024