Curso de Direito promove debate sobre uberização do trabalho

O curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins promoveu na sexta-feira, 08 de novembro, o debate sobre a “Uberização do trabalho: modernização ou precarização?”. O evento aconteceu no auditório da unidade I.

A palestra foi realizada pelos acadêmicos do 8º período do curso, matriculados na disciplina Direito Coletivo do Trabalho, onde um grupo se posicionou a favor e outro contra a uberização do trabalho. O evento foi organizado pelo professor mestre Leonardo Navarro, que ministra a disciplina.

De acordo com o professor, “o objetivo do evento é de transmitir essas novas relações de trabalho que estão acontecendo na nossa sociedade, diante destas novas tecnologias que são apresentadas diariamente. Para o mundo acadêmico é importante porque faz com que os alunos reflitam sobre essas novas relações já que isso tem impacto no mundo jurídico”, explica.

Ainda segundo ele, “hoje temos decisões diversas nos tribunais sobre o assunto e cada vez mais esse tipo de relacionamento de trabalho pautada no exemplo do Uber vem aumentando em outras áreas também, que não são área de transporte de pessoas, hoje esse trabalho tem se desenvolvido na área de alimentação, doméstica, manicures e em outras profissões que também estão sendo afetadas por este tipo de relação”, fala.

O acadêmico do 8º período, Breno Henrique G. Evangelista, fala que “esse evento promovido pelo curso de Direito do UniCatólica é muito enriquecedor pois oportuniza a me familiarizar com um debate tão atual e de tamanha relevância social, que são essas novas formas de trabalho”, conta.

Para João Paulo Pereira Junior, acadêmico do 5º período do curso de Direito, “a modernização dos vínculos de trabalho que foram recentemente incluído com a empresa Uber e os profissionais autônomos é um escape para complementar a renda, além da flexibilidade de fazerem seu próprio horário”, finaliza.

Publicado por carla adriana

01 julho 2024