Curso de Agronomia apresenta trabalhos no 29º Congresso Brasileiro de Nematologia

O curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins, representado pela Profa. Dra. Fábia Silva de Oliveira Lima e pela acadêmica Karuline Kelle Holdefer do Bonfim, esteve presente  no XXIX Congresso Brasileiro de Nematologia, realizado no Hotel Nacional, na cidade de Brasília-DF, Brasil. Durante o Congresso foram apresentados e discutidos resultados de pesquisas e inovações tecnológicas em nematologia, por meio de palestras e mesas redondas, proporcionando a troca de experiências entre pesquisadores, professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos afins aos temas do evento; engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais especializados na área.
Certamente o congresso foi de grande proveito em termos de atualizações, aprendizados e interatividade com outras instituições e pequisadores. Neste evento, o curso de Agronomia apresentou, na forma de poster e oral, quatro trabalhos científicos realizados no Laboratório de Nematologia do Campus de Ciências Agrárias e Ambientais, com a participação efetiva da aluna Karuline, bolsita de iniciação científica Pibic-FACTO. A coordenação do curso de Agronomia agradece o incentivo e apoio concedido pela Direção Acadêmica para participação neste evento.
Os trabalhos de pesquisa apresentados foram publicados em anais do congresso tendo como títulos:

Estimativas de perdas ocasionadas por pratilencoses na cultura da soja em Porto Nacional-TOo [estimates of losses caused for pratilencoses in culture of soybean in Porto Nacional-TO] Lima,F.S.O; Prince,P.C.; Holdefer,K.K.B.B.; Nogueira,S.R.

Levantamento de populações de Tubixaba Sp. em regiões produtoras de soja no estado o Tocantins [Survey of populations de Tubixaba sp. in producing regions of soybean in the state of the Tocantins] Lima,F.S.O; Holdefer,K.K.B.; Nogueira,S.R.

Ocorrência de populações de Tubixaba sp. e Pratylenchus brachyurus em cultivos comerciais de soja no Tocantins. [Occurrence of populations the Tubixaba sp. E Pratylenchus brachyurus in commercial cultivos of soybean in the Tocantins.] Lima,F.S.O; Holdefer,K.K.B.B; Prince, P.C.; Nogueira,S.R.

Diferentes concentrações de inóculo de Meloidogyne incognita visando avaliar patogenicidade na variedade pérola de abacaxi [Different concentrations inoculo Meloidogynei incognita aiming evaluate pathogenicity in the pineapple perola variety] Holdefer,K.K.B.; Lima,F.S.O; Nogueira, S.R.; Muraishi, C.T.

14 maio 2024
UniCatólica contrata Assistente Administrativo