2019
maio
17
Institucional

Cultivo de peixes e Solução de problemas são abordados no quarto dia da Semana Acadêmica

O penúltimo dia da Semana Acadêmica da Católica do Tocantins aconteceu ontem, dia 16 de maio, com visitas, minicursos, palestras e oficinas. O evento reuniu acadêmicos de todos os cursos, com o objetivo de difundir a troca de experiências e conhecimento técnico entre profissionais e acadêmicos.

Os estudantes de Direito, tiveram uma palestra jurídica com dois temas relevantes, “Reforma da previdência e enfraquecimento dos direitos sociais”, ministrado pela professora Julia Pinto Komka e “Políticas públicas em drogas”, ministrado pela professora doutora Naima Worm, finalizando a manhã com o Aulão da OAB sobre Direito Penal.

Durante a noite, o curso de Engenharia de Produção fez a apresentação do curso de Engenharia de Produção para empresários da Capital, às 19h, no auditório da unidade I.

De acordo com o coordenador do curso João Carlos Sarri, “foi apresentado o verdadeiro papel de um engenheiro de produção, onde consegue unir a administração e as engenharias para conseguir melhorar os processos, não perdendo a qualidade e sempre com eficiência”, comenta.

Acadêmica do 8º período do curso de Engenharia de Produção, Vanderleia Manta, disse que “a semana acadêmica é de grande importância para melhorar a qualidade do ensino aplicado nas disciplinas, pois os cursos e palestras ofertados geram muito conhecimento e aprendizado”, diz.

O curso de Zootecnia levou para os acadêmicos duas palestras: Inteligência emocional (Soft Skills) potencializando as competências técnicas (Hard Skills), com o professor André Raposo; e Sistemas de alta performance no cultivo de peixes, com o zootecnista Jonas Motta.

Jonas fez uma comparação entre dois sistemas de cultivo de peixe, sistema de produção em viveiros e sistemas de fluxo contínuo. “Todas as espécies de peixes que não são nossas têm problema de adaptação. Além disso, no viveiro, quanto maior a quantidade de peixes, maior o surgimento de doenças”, alertou.

Durante o quarto dia de Semana Acadêmica, também foram apresentados as palestras: “Aprovação de projetos”, para os alunos de Arquitetura e Urbanismo; “Legislação Ambiental do Tocantins aplicada ao licenciamento ambiental – fundamentos e evolução nos últimos 20 anos”, para Engenharia Ambiental e Sanitária; “A importância do estágio para a inserção do acadêmico no mercado competitivo do século XXI”, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Engenharia Civil apresentou aos alunos o curso “Avaliação de risco de barragens de uso múltiplos em de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB)”. Além disso, a oficina “Construção de um aquecedor ecológico” foi aplicada pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ministrado pelo Programa de Educação Ambiental (PEA).

A oficina “API REST com Spring Boot”, foi ministrada para os acadêmicos de Sistemas de Informação. Já o curso de Engenharia Elétrica participou da oficina “Utilização do Arduino”.

A Semana Acadêmica finaliza hoje, com programação nas duas unidades da instituição.

 

       

    

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

06 janeiro 2025
Janeiro Branco: cuide da mente e da vida!
13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI