mar

Coordenador de Sistemas de Informação da Católica publica artigo em jornal impresso

Foi publicado hoje, 15, no Jornal do Tocantins, o artigo do professor Mestre André Mesquita Rincon.
Rincon é atualmente o Coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Católica Do Tocantins!

Veja o artigo na íntegra:

Crescimento dos serviços de TI reforça a necessidade de profissionais especializados

Na década de 90, quando os computadores começaram a se transformar em artigos comuns nas empresas e residências brasileiras, as pessoas que tinham certa habilidade para lidar com as máquinas foram se tornando referências na área.
Não há dúvidas de que muitos deles poderiam ser (e ainda podem ser) bons profissionais, no entanto, atualmente o mercado necessita de profissionais cada vez mais capacitados.

No último dia 6 de março o IBGE divulgou dados que mostram a importância dos serviços de tecnologia e Sistemas de Informação no cenário nacional. Os dados do Instituto mostram que o segmento de serviços de tecnologia e Sistemas de Informação avançou 4,9% em 2011. Esse número ficou acima da alta do PIB do Brasil (2,7%) e à frente de atividades de maior destaque nos últimos anos, como agricultura (3,9%), construção civil (3,6%) e comércio (3,4%).

Os dados mostram ainda que o segmento de TI movimentou 96 bilhões em 2011 e, segundo o portal de notícia G1, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) afirma que é provável que não haja retração no mercado para os próximos anos. Além disso, a BRASSCOM projeta que em 2020 este segmento poderá representar 6,5% do PIB e que faltarão 750 mil profissionais para atender à demanda.

Em um cenário que é altamente competitivo e recheado de empresas multinacionais, o profissional de tecnologia desta década não pode ser focado em uma visão tecnicista e atuar somente na resolução de problemas pontuais. Ele deve ser capaz de compreender as mudanças e melhorias que as novas tecnologias e os Sistemas de Informação podem propiciar à sociedade e organizações, pois só assim ele conseguirá empenhar todo seu conhecimento na proposição de soluções e atendimento às demandas de empresas e pessoas físicas que buscam agilidade e estruturas de trabalho menos burocráticas.

Atualmente, os profissionais de tecnologia precisam lidar com desafios que exigem um conhecimento de diversas áreas, como: administração, processos de negócio, contabilidade, direito, comunicação, marketing, estatística e matemática. Além,
é claro, dos conhecimentos técnicos da profissão, como: linguagens de programação, gestão de projetos de TI, engenharia de software, redes de computadores, sistemas operacionais, inteligência artificial, segurança de sistemas, bancos de dados, entre outros.

As diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) para as áreas de tecnologia apresentam as competências que são esperadas do profissional, dentre elas destacam-se: 1) possuir visão global e interdisciplinar de sistemas e entender que
esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação; 2) possuir a capacidade de criar soluções para problemas complexos que tem muitas relações entre domínios de
conhecimento e de aplicação; 3) reconhecer que é fundamental a inovação e a criatividade e entender as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes; 4) ser capaz de determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de
informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva; 5) ser capaz de inovar, planejar e gerenciar a
infraestrutura de tecnologia da informação em organizações; 6) entender o contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas; e 7) compreender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional.

Ainda que seja uma área que muda constantemente, há um corpo de conhecimento de tecnologia que não se altera tão rapidamente. Aqueles que procuram sucesso nesta área devem buscar uma formação superior e ter a consciência de que os profissionais de tecnologia devem se manter em constante atualização para conseguir acompanhar as exigências do mercado.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes