out

Ciclo de palestras gratuito recebe mais de 50 participantes

Acadêmicos das agrárias, produtores rurais e técnicos estiveram reunidos na manhã do último sábado, 09, na Unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) para participar do ciclo de palestras gratuito sobre manejo e conservação de forragem, com o tema “Boas práticas na conservação de volumosos”.

O evento, que recebeu mais de 50 participantes, foi conduzido pelo idealizador da iniciativa professor doutor Jonahtan Melo, e contou com a colaboração da acadêmica do 9º período de Zootecnia, Bianca da Silva Leite, que foi palestrante no primeiro momento do ciclo, uma vez que possui experiência e atua com assessoria e planejamento rural e lida diretamente com produtores que fazem uso da ferramenta de conservação.

O ciclo de palestras iniciou com uma explanação da prática de conservar volumosos, a importância da conservação, características morfofisiológicas, a forragem ideal para fenação, como e onde conservar, vantagens e desvantagens e os custos que o feno gera dentro da propriedade. No segundo momento, os participantes foram para uma aula em campo para aprender sobre a produção.

Segundo Bianca, a discussão da temática é fundamental nos dias atuais. “Dentro de um sistema de produção a parte que mais onera o empreendimento são os custos com a alimentação, e quando pegamos o estado do Tocantins temos uma janela de estiagem larga, o que sazonaliza a disponibilidade de alimentos com bons teores nutricionais, então para que o produtor minimize estes reflexos é imprescindível que nós profissionais saibamos traçar estratégias que vão atender este déficit, dessa forma é de extrema importância o conhecimento sobre a conservação de alimentos”, explica.

O egresso do UniCatólica e Agrônomo na área de assistência técnica na prefeitura de São Valério, Dverson Rebouças, pontua os aprendizados adquiridos. “Esse tipo de evento é muito importante, aproxima a academia e a pesquisa do homem do campo, os palestrantes e professores trazem de forma simplificada com uma linguagem de melhor compreensão para aquele ouvinte simples, que não precisa de fato entender a fundo, mas precisa compreender aspectos importantes para ter condição e capacidade de colocar em prática lá na propriedade dele”, afirma.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024