2012
mar
23
Geral

Católica realiza curso de extensão na área de tecnologia

A Faculdade Católica do Tocantins em parceria com o Colégio Militar de Palmas iniciou um curso de Computação Física com Arduino, gratuitamente, para 47 alunos da rede estadual com o objetivo de oportunizar o acesso deles com tecnologia de ponta. A iniciativa contou ontem, com a visita da Diretora-Geral, Clarete de Itoz e do coordenador do curso de Sistemas de Informações da instituição, André Rincon.

A ação é realizada pelo curso de Sistemas de Informação da Católica, tendo como professor Marco Antônio Firmino. Além do professor Marco, os alunos Heitor Vinícius (do 3º período) e Daniele Harada (do 4º período) também estão participando do curso como instrutores. O coordenador do curso de Sistemas de Informação, André Rincon, destacou que os alunos estão tendo uma grande oportunidade, pois esta tecnologia tem se popularizado rapidamente e poucos profissionais tem habilidades para  trabalhar com ela. “O mercado no setor de tecnologia de ponta cresce cada vez mais, por isso é essencial termos profissionais cada vez mais qualificados nesta área”, destacou André.

O professor Marco Antônio explicou que o Arduino permite que pessoas não iniciadas em eletrônica e computação possam conhecer ou realizar projetos eletrônicos sem manejar um ferro de solda. “Vários desenvolvedores criam circuitos eletrônicos com funções diversas, sem que tenhamos que conhecer detalhes técnicos dos componentes ou outros aspectos de engenharia”, enfatizou.

Para a Diretora-Geral da Católica, Clarete de Itoz, a instituição procura sempre contribuir com a sociedade, por meio de projetos que possam proporcionar o conhecimento. “Sabemos que nossa responsabilidade não se restringe somente dentro da Faculdade, e nossa preocupação é de procurar sempre oportunizar o acesso de todos à informação”, frisou.

O curso de Arduino, que terá duração de 20 horas e será realizado até o início de abril, faz parte do Ciclo de Cursos de Extensão de Sistemas de Informação. Os projetos desenvolvidos pelos alunos poderão ser vistos durante a Feira de Ciências do Colégio Militar. No mercado o curso custa em média R$250.

 

São inúmeros projetos que podem ser desenvolvidos com Arduino:

•Robôs;

•Automação Residencial: segurança, controle de tomadas, iluminação RGB;

•Uso de sensores: giroscópio, acelerômetro, bússola, ultrasom;

•Comunicação sem fio: rádio, infravermelho, RFID, wifi.

Publicado por Ana Claudia Richardelli

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Estudantes representarão o Tocantins no Campus Mobile
13 dezembro 2024
Fazendo Direitinho: 22ª edição leva solidariedade ao CMEI
12 dezembro 2024
UniCatólica renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW)