Católica inicia projeto de inclusão digital nas comunidades Quilombolas do TO

A Faculdade Católica do Tocantins, em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (Sejudh), realiza uma visita técnica, nesta quarta-feira, 28, na Comunidade Quilombola Barra de Aroeira, em SantaTereza, com o objetivo de implantar um projeto piloto de inclusão digital. O convênio celebrado no último dia 22, entre as duas instituições, realizará  aulas de informática para 28 comunidades Quilombolas do Tocantins, com um total de 2.500 afro descentes.

A viagem terá o objetivo de iniciar a operacionalização do projeto, voltado para os jovens de 18 a 29 anos, destas Comunidades. As aulas serão ministradas em Palmas, nos laboratórios da Católica, com carga horária de 32 horas, e ocorrerá sempre aos finais de semanas, quatro vezes por mês. Após o término, os alunos receberão um certificado emitido pela Faculdade Católica do Tocantins.

O projeto foi intermediado pelo aluno de Sistemas de Informação da Católica, Francisco da Silva Lima, sob orientação do professor de Sistema de Informações, Silvano Malfatti. Após a realização da primeira edição, prevista para o dia 14 de abril, o projeto será analisado para a expansão nas demais comunidades quilombolas.

A ação é fundamental, segundo a Diretora-Geral da Faculdade Católica, Clarete de Itoz, para garantir a formação técnica para estes jovens. “Somos uma instituição privada, mas temos o compromisso em promover conhecimento além dos muros da Faculdade e contribuir com desenvolvimento educacional e profissional do Estado” frisou a Diretora.

Barra da Aroeira

A Comunidade Barra da Aroeira, 41 quilômetros de Palmas, é rural e possui aproximadamente 350 habitantes. Sua habitação é centrada e seus integrantes praticam a agricultura de subsistência e produzem artesanato de capim dourado.

24 julho 2024
Inscrições abertas para o 1º Desafio Hands On do Grupo UBEC
22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni